top of page

SoluBio reforça equipe executiva com foco na manutenção do crescimento

José Leornardo Artioli assume como novo Head de Experiência do Cliente, enquanto Guilherme Leonel Dias será Head SBS (SoluBio Best Solutions). Em mudanças internas, Maurício Schneider agora ocupa o cargo de CEO



A SoluBio, empresa que atua na produção de bioinsumos nas fazendas, contratou José Leonardo Artioli e Guilherme Leonel Dias, como Head de Experiência do Cliente e Head de SBS (programa de atendimento customizado a grandes contas), respectivamente. Com a chegada desses importantes nomes do agronegócio, a SoluBio reforça sua estratégia de expansão comercial e de produtos. Além disso, Maurício Schneider, antes CRO, agora ocupa o cargo de CEO, antes representado por Alber Guedes.


José Leonardo Artioli é engenheiro agrônomo e possui mais de 10 anos de experiência em manejo biológico com as culturas de soja, milho, feijão, algodão e cana-de-açúcar, com passagens por empresas como Stoller, Bayer, Biotrop e Koppert. À frente do time de experiência do cliente, o especialista terá a missão de aprimorar a jornada dos clientes da SoluBio na compra dos insumos biológicos. Pensando também em aprimorar ainda mais a experiência no uso de suas soluções, a companhia cria a partir de 2023 um programa de atendimento e relacionamento de clientes, o SoluBio Best Solutions, iniciativa que será liderada pelo Head SoluBio Best Solutions, Guilherme Leonel. “Nossa intenção é solidificarmos mais ainda como um porto seguro dos agricultores no que diz respeito de nossos segmentos de atuação, por meio de muita tecnologia e técnica iremos contribuir de maneira impactante no desafio de produzir e rentabilizar os cultivos de nossos clientes” afirma José Leonardo.


Com larga experiência no setor, o engenheiro agrônomo Guilherme Leonel Dias, passou por empresas como Bayer, Koppert e, mais recentemente, Provivi do Brasil — companhias onde construiu uma sólida carreira em manejo integrado para o combate de pragas e doenças, principalmente na região do cerrado brasileiro. O objetivo do Head de SBS é atender clientes que fazem parte do programa SBS que reúne as melhores soluções aos seus clientes de maneira personalizada e que possuem mais de 50 mil hectares de terra em plantio. “O cliente SBS terá acesso a todas nossas tecnologias e soluções de ponta para o agro. Além disso, terei todo o apoio e expertise das lideranças da companhia para que todos possamos construir uma relação sustentável e rentável. Esperamos aumentar o market share dos clientes que já estão na SoluBio e expandir nossa atuação com outros clientes, inclusive de fora do país”, comenta Guilherme Leonel.


Encerrando um ano de grandes conquistas, Artioli, juntamente com Guilherme Leonel, são apostas de peso da empresa para 2023. “A SoluBio é solidificada em valores como honestidade, humildade, transparência e trabalho. Vamos continuar trabalhando para fazê-la uma referência no manejo de pragas e doenças, fisiologia e crescimento vegetal”, completa o novo Head de Experiência do Cliente.




Alterações no comando – O investimento em pessoas também acarretou reestruturações internas. O Chief Revenue Officer (CRO), Mauricio Schneider, se prepara para assumir como CEO da empresa, enquanto o atual CEO e fundador, Alber Guedes, assume a presidência do Conselho e ficará responsável pela visão macro e pelos movimentos estratégicos da empresa.


Desde a fundação da SoluBio, em 2016, Alber Guedes ocupa a presidência e, agora, em novos desafios e metas da empresa — que teve parte minoritária comprada pela private equity Aqua Capital — o executivo irá se dedicar aos projetos de inovação, com o objetivo de oferecer novas soluções da companhia no Brasil e para o exterior, além das parcerias no setor do agronegócio brasileiro. “Essas adequações são necessárias para acompanharmos o novo momento da SoluBio, que vai investir cada vez mais em novos produtos, seguindo com o propósito de reduzir o uso de defensivos químicos na agricultura e diminuir os custos para o produtor rural”, ressalta Alber Guedes.


Na visão de Maurício Schneider, a mudança vai contribuir para que a empresa tenha uma gestão ainda mais estratégica. Com ampla experiência em projetos de consultoria empresarial, empreendedorismo e liderança, ele vai dar continuidade ao trabalho de Guedes, que criou uma empresa inovadora e com soluções customizadas e de ponta para os clientes no setor agro. “Estou muito animado e sei que será um grande desafio dar continuidade ao excelente trabalho desenvolvido pelo Alber. A SoluBio apresentou grande crescimento em 2022, cerca de 150%, e nossa projeção é ainda mais animadora para 2023. A entrada do fundo Acqua, juntamente com as reestruturações internas, abrem novas portas para a expansão da empresa”, completa.


259 visualizações0 comentário
bottom of page