top of page

O que é a SoluBio Experience?

Muito se tem falado sobre o uso de bioinsumos no Brasil e a produção OnFarm. Tornando-se uma tendência entre os produtores rurais de diversas culturas, insumos biológicos produzidos dentro da própria fazenda geram resultados surpreendentes, principalmente quando o assunto é economia e sustentabilidade.


O que é a SoluBio

Prezando pela tecnologia, pesquisas, segurança e temas ESG, a SoluBio é uma empresa de biotecnologia que foi criada em 2016 por profissionais com mais de 20 anos de experiência no agronegócio.


A SoluBio possui a mais moderna fábrica de bioinsumos da América Latina sendo a primeira empresa de biológicos do país a ter um time de Sucesso do Cliente. Presente em em mais de 80% do território nacional, a SoluBio oferece alternativas mais sustentáveis e econômicas na atividade rural, com um dos sistemas mais eficientes de produção OnFarm.


O que é a produção OnFarm

A produção OnFarm é a produção de bioinsumos dentro da própria fazenda. Ao receber o insumo biológico, o produtor consegue multiplicá-lo em sua Biofábrica OnFarm e aplicar em sua lavoura.


Montadas com estruturas em isopainéis de padrão industrial, ou containers, onde se instalam os maquinários feito 100% de aço inox, as biofábricas OnFarm, além de equipamentos para o controle de temperatura, possuem injeção de ar e filtros microbiológicos que garantem eficácia do bioprocesso e grau de pureza na produção de bioinsumos.


A SoluBio Experience

Com foco em ser uma solução completa para a produção de bioinsumos na fazenda OnFarm, criada pela SoluBio, o SoluBio Experience oferece uma tecnologia integrada com padrão industrial, todos os equipamentos, insumos, controle de qualidade, treinamento e assistência técnica.


Não é apenas sobre produzir o bioinsumo, é como ter uma experiência inovadora e um parceiro com foco em diversas vantagens como:


  • Redução do custo do manejo em até 70%*

  • Liberdade e autonomia do produtor

  • Diminuição das emissões de GEE

  • Independência de produtos importados e grandes alterações de preços

  • Mais saúde para o solo e segurança para o trabalhador


*Resultado obtido nas culturas de soja, milho e algodão.





Todos os processos da SoluBio Experience

Dividida em etapas, a SoluBio Experience busca contemplar todas as necessidades do produtor para aumentar sua rentabilidade e sustentabilidade.


1. LabFarm

É o grande primeiro passo do produtor dentro do universo dos bioinsumos. O LabFarm da SoluBio é a parte da criação de projetos completos do laboratório em estruturas de isopainéis ou containers de fácil instalação, que atendam às suas necessidades com padrão industrial e operações automatizadas.

2. Biofábrica OnFarm

Após o projeto do LabFarm, se inicia a construção das Biofábricas OnFarm, que possuem equipamentos automatizados de estrutura 100% inox, com controle de temperatura, injeção de ar, filtros microbiológicos, entre outros. Tudo isso para garantir a qualidade e eficiência do processo de multiplicação dos bioinsumos.

3. Insumos OnFarm

Com o projeto LabFarm e a construção da Biofábrica OnFarm pronta, são entregues os pré-inóculos e meios de cultura puros e rastreáveis, anti-espuma e sanitizantes. Os meios de cultura da SoluBio são específicos para cada grupo de microrganismos, e passam por processos modernos de esterilização, garantindo a ausência de contaminantes. Os pré-inóculos são puros e selecionados para a melhor eficiência do processo produtivo.

4. Controle de qualidade OnFarm

Com uma rede de laboratórios externos credenciados, a SoluBio realiza os testes do controle de qualidade dos produtos multiplicados. Esta parte, chamada de Controle de qualidade OnFarm, é realizada dentro do setor de sucesso do cliente, onde um time de qualidade de LabFarm fornece suporte na implementação e acompanhamento das operações do cliente, realizando check-lists e auditorias no cliente.

5. Eficiência Agronômica OnFarm

Com foco na garantia do sucesso do cliente, a Eficiência Agronômica OnFarm é um time de agrônomos dedicados em evidenciar a eficiência dos produtos em campo, através de monitoramento a instalação de experimentos de campo, criar e acompanhar os planos de manejo nas culturas, realizar análises dos parâmentros fisiológicos e fitossanitários da lavoura, dias de campo, palestras, além de elaborar relatórios de safra.

6. Educação OnFarm

Para garantir uma parceria cada vez mais eficiênte e ligada a inovações, a SoluBio também adiciona a toda sua experiência uma plataforma de educação em Manejo Biológico OnFarm, com conteúdos sobre microrganismos, processos de multiplicação, manejo agrícola, protocolos de avaliação de produtos, engenharia e regulatório. Garantindo assim, agilidade na mão de obra e a participação em cursos de graduação e pós-graduação.

7. BioTech OnFarm

Visando o sucesso do manejo biológico OnFarm, uma das etapas da SoluBio Experience é a BioTech OnFarm, que concentra soluções complementares à produção de bioinsumos, como análises metagenômicas do solo, sensores de controle de qualidade de multiplicação, avanços em tecnologia de aplicação como radiômetros, equipamentos e compatibilidade de produtos, além de outras soluções necessárias à contínua inovação dos processos que podem ser acionadas em qualquer parte do processo.


O futuro do agricultor nacional


É importante que o agricultor se prepare para as tendências principais que interferem positivamente em sua produção, desde a qualidade, segurança e até seus gastos e investimentos.


Muito em breve a produção OnFarm será uma tendência global e será essencial democratizar o uso de biológicos através da produção OnFarm e consequentemente eliminar o uso de defensivos químicos na agricultura globalmente.


Os desafios são muitos, da criação de marcos regulatórios, a lobby da concorrência, passando por mudança de mindset do agricultor em relação à biológicos e em relação à produção OnFarm, mas os resultados já são um marco histórico para muitos produtores.


"Produtores que aderem à tecnologia de Multiplicação On Farm da SoluBio são produtores tecnificados, caprichosos em suas fazendas e sobretudo se preocupam com um ecossistema mais sustentável. Veem no Manejo Biológico uma ferramenta para baixar seus custos, diminuir o impacto ambiental e ainda cuidar da saúde das pessoas que lhe ajudam nos manejos e tratos culturais dentro da fazenda!"


Alber Guedes, fundador e CEO da Solubio

A SoluBio está também entre as 10 empresas, das 1100 de 18 países diferentes, selecionada para a fase global do Accelerate 2030, um programa da ONU com o Impact Hub e hoje conta com um processo de aceleração com mentorias da BCG, ITC entre outros parceiros.


Participante do SDG Finance Summit organizado pelo PNUD em Genebra, a SoluBio marcou presença também no maior encontro de negócios de impacto do mundo, o Change Now Summit em Paris, além de ser a única empresa brasileira do setor agro a receber o selo Solar Impulse, onde teve seu Manejo Biológico OnFarm® reconhecido entre as 1.000 soluções mais limpas, eficientes e rentáveis que podem mudar o planeta.


Quer conhecer mais sobre a SoluBio?


397 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page