top of page

5 motivos do porquê você deve fazer Manejo Biológico OnFarm na agricultura

Seja na cultura de soja, milho, feijão ou até mesmo cana-de-açúcar e hortifruti, a produção de bioinsumos OnFarm vem se tornando mais frequente por trazer inúmeros benefícios ao produtor, entre eles, há grande destaque para o aumento da lucratividade.


Mas afinal, o que é Manejo OnFarm?

É um método de produção de bioinsumos dentro da própria fazenda, o nome, de origem inglesa, tem tradução literal para "dentro da fazenda". Toda a produção ocorre em fábricas que são montadas dentro da propriedade, chamadas biofábricas onfarm e todo processo pode ser denominado como agricultura onfarm, produção onfarm ou sistema onfarm.


Uma fábrica dentro da fazenda

Ao se pensar em uma fábrica operando dentro da fazenda, muitos produtores já pensam no custo. Será que é elevado? Montar uma fábrica é caro? E os equipamentos? Como posso fazer o manuseio e gerenciamento disso tudo?


Primeiro de tudo, é essencial saber como funcionam esses tipos de fábricas.

Em sua maioria, não necessitam de espaços grandes ou construções elaboradas, mas é preciso ficar atento a empresa contratante para que ofereçam tudo de forma correta e coerente, já que é preciso cuidado ao manusear e armazenar os bioinsumos para que não haja nenhum tipo de contaminação.


Como deve ser construída

A fábrica

A fim de gerar uma produtividade mais eficiente e livre de contaminantes, as biofábricas podem ser construídas em estruturas metálicas cobertas com isopaineis ou contêineres, que devem abrigar instalações hidráulicas e automação de acordo com suas necessidades de produção.


Os equipamentos

Equipamentos para multiplicação de insumos biológicos devem sempre ser construídos e feitos 100% de aço inox.


Detalhes da fabricação

Empresas devem oferecer junto ao pacote, controle de temperaturas, injeção de ar e filtros microbiológicos que irão garantir um alto grau de pureza.


Toda essa estrutura, da fábrica a seus detalhes, normalmente é fornecida por uma empresa séria e com um time de pesquisas e desenvolvimento para sempre acompanhar o seu processo de fabricação. O produtor nunca estará sozinho em sua produção OnFarm e poderá vivenciar todas as vantagens e os porquês de optar por este tipo de produção que já está se tornando uma necessidade para o agronegócio.






Por que optar pelo OnFarm?


  • Redução de Custos

Químicos são comprovadamente mais caros e muitos necessitam de exportações. O Agronegócio vem sentindo as tensões da Guerra na Ucrânia com o aumento dos preços de insumos exportados da Rússia. Clientes SoluBio já reduziram seus custos em até 70% nos cultivos de soja, milho, trigo, algodão, cana, café e hortifruti.


  • Logística mais Eficiente

Ou quase zero logística. Produzir dentro da própria fazenda gera economia com transporte. O produtor não precisa ficar esperando pela entrega do que precisa, tudo já estará lá nas terras, com uma produção que não deixará o produtor na mão, ou com falta do produto.


  • Mais autonomia e agilidade de produção

O produtor finalmente é independente de fatores externos. Com uma produção dentro da própria fazenda, guerras, altas em preços e dificuldade de logística não interferem como costumavam e a produção continua sem interferência, tudo isso além da geração de trabalho qualificado no campo e aumento do conhecimento de produtores rurais.


  • Sustentabilidade que funciona

Todos sabem da exigência para aplicar alternativas, produções e ações mais sustentáveis para todas as empresas do país e do mundo. Porém, ser sustentável não é fácil e muitas empresas dizem criar ações que, na verdade, não possuem nenhum impacto real sobre o meio ambiente.


Optar pela produção OnFarm, além de lidar com os biosinumos, que são produtos sustentáveis e que não agridem o meio ambiente, reduz as emissões de GEE por diminuir a necessidade de transporte, além de garantir a segurança e regeneração do solo, aumentando da fixação de carbono e nitrogênio no solo


  • Mais segurança

Bioinsumos não possuem carga química, são produtos naturais que, além de não fazer mal ao solo ou a sua produção, também deixam sua equipe mais segura, com menos riscos de contaminação e doenças.



O mundo está de olho

Entregar uma safra livre de agrotóxicos é entregar mais qualidade ao consumidor final. Com o uso de bioinsumos atrelado a produção OnFarm e todos seus recursos voltados à preservação ambiental, se cria uma nova imagem do produtor para o mundo.


Sem precisar aumentar os preços, você ainda oferece o melhor produto e ganha mais notoriedade dentro do mercado do Agronegócio, aumentando sua participação e visibilidade no que realmente importa: qualidade, eficiência e sustentabilidade.


Quer saber como ter uma biofábrica OnFarm em sua propriedade?

Acesse o site da SoluBio, preencha com seus dados que entraremos em contato.


Um novo mundo de possibilidades espera por você!


132 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page