top of page

Quem pode ajudar sua fazenda a implementar bioinsumos?

Os bioinsumos são opções rentáveis aos produtores rurais de todo o Brasil, com economia que pode chegar até 70%, as fazendas podem aumentar sua produtividade e sustentabilidade sem que os custos sejam elevados, aumentando a independência de importações que nos últimos meses vem se tornando mais incertas e com preços elevados.

Quem pode te ajudar a implementar bioinsumos na fazenda?

Existem duas formas principais de conseguir bioinsumos, mas antes de observar quais as melhores opções para sua lavoura é necessário que você reconheça as necessidades de sua fazenda e seus principais objetivos.


É essencial que você conte com o auxílio de um agrônomo, para realizar todo o acompanhamento de sua lavoura, como identificar as principais pragas e doenças, para que assim os principais obstáculos sejam eliminados com soluções biológicas efetivas.

  • Compra direta com empresas especializadas

Há muitas empresas no Brasil que vendem bioinsumos já prontos para diversas finalidades. Este tipo de compra é mais indicado para pequenos produtores, mas é preciso ficar atento a diversos fatores como armazenamento, o modo e a quantidade de aplicação.


Para auxiliar neste tipo de compra, a EMBRAPA criou um aplicativo de bioinsumos que separa por categorias e produtos que são registrados no MAPA.


Nome do Aplicativo: Aplicativo Bioinsumos Disponibilidade: Google Play e App Store Funcionalidades: Bioinsumos cadastradas no MAPA, catálogo de informações, divisão entre inoculantes e pragas, resultados de testes e aprovações.

  • Produção OnFarm - Fábrica na própria fazenda

Ideal para médios e grandes produtores, a produção OnFarm, além de ser mais específica para garantir melhores resultados, é mais econômica.


Durante o SoluCast da SoluBio, Juan Acosta, Diretor Jurídico de Relações Governamentais da SoluBio, comentou:


"A gente fala da produção de bioinsumos OnFarm, a ideia é que você multiplique um micro-organismo concentrado numa escala maior. Então, se você multiplicar por exemplo 10 litros de bactéria em 1.000 litros de bactéria, ou seja, você transforma 10 litros de pré-inóculo em 1.000 litros de produto final. Você pega um insumo e termina ali com o produto final…Uma média que a cada 7 embalagens, mais ou menos, no OnFarm, você economize o que seria equivalente a 1.000 embalagens do convencional/de prateleira"


O modelo OnFarm se trata da produção de bioinsumos por meio de uma biofábrica instalada dentro de sua própria fazenda. Além do benefício financeiro, este tipo de produção se comunica melhor com seus objetivos, pois oferece ao produtor liberdade para produzir apenas aquilo que precisa, sem um custo elevado com embalagens, se tornando também uma alternativa sustentável que agrega valor para sua fazenda e seus clientes.


Após identificar as necessidades, o processo OnFarm é separado em etapas, ao escolher a empresa que irá te acompanhar verifique se ela oferece suporte em todas elas, das quais:


  • Projeto

O projeto deve ser feito de acordo com as suas necessidades, realizando uma proposta que seja coerente para melhores resultados.

  • Instalação da Biofábrica

A estrutura e equipamentos da biofábrica devem seguir padrões de qualidade específicos para evitar contaminações externas e para que o processo de multiplicação não seja danificado.

Todo o processo industrial deve ser automatizado dentro de containers ou isopainel e os maquinários devem ser feitos 100% em aço inox.

  • Estratégia para multiplicação dos organismos

A estratégia deve englobar um controle de qualidade efetivo, acompanhado por especialistas e uma equipe dedicada, que vai desde a esterilização para garantir a ausência de contaminantes até a aplicabilidade no campo.


Como funciona o OnFarm da SoluBio


A solução oferecida pela SoluBio vai além de uma biofábrica construída por especialistas, e engloba todo um sistema de manejo biológico integrado de precisão chamado "SoluBio Experience 3.0", que é formado por diversos elos que completam toda uma excelência de produção com foco no desenvolvimento e resultado pela fazenda.

  • BioTech onFarm

Soluções que complementam a produção de bioinsumos para uma contínua inovação dos processos, como análises metagenômicas do solo, sensores de controle de qualidade de multiplicação, avanços em tecnologia de aplicação como radiômetros, equipamentos e compatibilidade de produtos.

  • LabFarm

Laboratório em estruturas de isopainéis ou containers de fácil instalação com padrão industrial e operações automatizadas. Desenvolvidos a partir de projetos completos que atendem as necessidades de cada fazenda.

  • Biofábrica OnFarm

Equipamentos automatizados de estrutura 100% inox, com controle de temperatura, injeção de ar, filtros microbiológicos, entre outros, garantindo a qualidade, pureza e eficiência do processo de multiplicação dos bioinsumos.

  • Insumos OnFarm

A SoluBio entrega pré-inóculos e meios de cultura puros e rastreáveis, anti-espuma e sanitizantes. Os meios de cultura são específicos para cada grupo de microrganismos, e passam por processos modernos de esterilização, garantindo a ausência de contaminantes.

  • Controle de qualidade OnFarm

Além do LabFarm in loco, a SoluBio possui uma rede de laboratórios externos credenciados para realizar os testes do controle de qualidade dos produtos multiplicados. Além de todo o suporte na implementação e acompanhamento das operações de cada fazenda, realizando check-lists e auditorias.

  • Eficiência Agronômica OnFarm

Time de agrônomos que se dedicam exclusivamente ao cliente, desde a criação do plano de manejo a seu acompanhamento durante toda a safra, com monitoramento e avaliação de performance dos produtos aplicados em campo. Além disso, realizam treinamentos, palestras, dias de campo e apresentam os resultados finais de cada safra.

  • Educação OnFarm

A SoluBio é uma das únicas empresas que investe em uma plataforma de educação em Manejo Biológico OnFarm, com conteúdos sobre microrganismos, processos de multiplicação, manejo agrícola, protocolos de avaliação de produtos, engenharia e regulatório. Tudo para garantir agilidade na mão de obra.

Dê o primeiro passo

Como grande iniciativa brasileira a já se expandindo para outros países, a produção OnFarm e a utilização de bioinsumos está se tornando uma necessidade global, além de uma tendência, a democratização do uso de insumos biológicos evoluiu o jeito como produzimos e estendemos todo um histórico de sucesso para o futuro.


A SoluBio é a empresa que pode te ajudar a implementar bioinsumos na sua fazenda, com propostas que incorporam os insumos biológicos e a sustentabilidade nas fazendas, a Solubio foi selecionada para o projeto do PNUD com o Impact Hub chamado Accelerate 2030, que tem o objetivo de escalar globalmente negócios que estejam em fase de crescimento e alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).


Você pode ter como sua parceira uma das empresas mais tecnológicas do Brasil e ser o pioneiro em sua região em produtividade e eficiência no campo.


233 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page