top of page

Quando sua fazenda deve fazer manejo OnFarm?

Aumentar a produtividade por hectare ao mesmo tempo que os custos de produção são reduzidos é um dos principais desejos dos agricultores e torna-se cada vez mais viável a partir do manejo OnFarm.

Recentemente a Embrapa publicou um estudo mostrando que essa técnica apresenta como resultados um aumento de até meia tonelada por hectare na produção do trigo, por exemplo.

Mas como saber em qual momento sua fazenda deve investir no manje OnFarm? Continue a leitura deste conteúdo e saiba mais sobre essa forma de produção.

O cenário do manejo OnFarm

O sistema OnFarm de controle biológico de pragas, não apara de ganhar espaço entre os agricultores do Brasil e do mundo. Uma pesquisa da Spark Inteligência Estratégica, apontou que estes produtos representaram uma área potencial tratada de 19,4 milhões de hectares na safra 2020 e alcançaram um mercado de quase R$ 1 bilhão.

Atualmente, o controle biológico OnFarm representar cerca de 22% do total do mercado de biodefensivos, segundo o estudo “Riscos e impactos da produção on farm de biodefensivos”, conduzido pela IHS Markit em 2021.

O conceito OnFarm

Em uma tradução direta, OnFarm significa “na fazenda”. Basicamente é uma produção de biológicos a partir de uma estrutura localizada dentro da propriedade.

Um do motivos da expansão do conceito é o empoderamento dos produtores, que passam a simplificar a logística e ficam livres das grandes variações de preços de produtos químicos industrializados dependentes do mercado internacional.

A escolha pelo manejo OnFarm

A escolha por uma agricultura OnFarm proporciona diversos benefícios para o produtor que impactam diversas etapas do ciclo envolvendo segurança do trabalho, saúde, economia e preservação ambiental.

Os organismos naturais usados como agentes do controle biológico tão totalmente seguros para o agricultor, seus colaboradores e também para o consumidor final. Eles não deixam resíduos, não contaminam os alimentos e proporcionam estabilidade e segurança jurídica em todo o seu contexto.

Dentre os principais pontos positivos na escolha, ainda podemos destacar:

· Redução no uso de produtos tóxicos;

· menores custos de produção;

· preservação à fauna e à flora;

· ajuda a manter o solo preservado;

· não extermina inimigos naturais de pragas e doenças.

Quando optar pela prática do manejo OnFarm

O sistema OnFarm é uma prática que exige profissionalismo e técnica na sua execução. Produtores devem optar por este recurso quando atingem maturidade em relação entre produção, meio ambiente e anseios dos consumidores.

No cenário atual, em que já temos décadas de uma agricultura baseada em fertilizantes e defensivos químicos e, muitas vezes, tóxicos além de uma orientação voltada à produção, a escolha por biológicos é uma quebra de paradigmas.

O modelo proposto exige uma análise 360 do agronegócio, onde o produtor deve entender que o sucesso de seu negócio envolve toda a cadeia de stakeholders. Mesmo com os benefícios imediatos sendo atrativos, é preciso entender que o maior diferencial está no ganho a longo prazo.

O caminho para a implantação do modelo

Para iniciar para iniciar a produção, será necessário com um parceiro que forneça a estrutura inicial, com a instalação das biofábricas, do laboratório, os insumos e uma equipe qualificada para dar suporte ao projeto.

Nesse sentindo, um dos maiores destaques no cenário brasileiro é a Solubio, que conta com a mais moderna fábrica de bioinsumos da América Latina e foi a primeira empresa de biológicos do país a ter um time de sucesso do cliente.

Definido o parceiro, será feita uma análise sobre o perfil da propriedade e da plantação, identificando quais as estratégias ideais considerando custos, tipo de organismos a serem utilizados e efetividade. Em seguida, serão instaladas as primeiras biofábricas.




Como funcionam as biofábricas

Biofábricas são os equipamentos onde acontecerá a multiplicação dos organismos usados no manejo.

De maneira ideal, elas devem ser tanques 100% inox, com controle de temperatura, injeção de ar, filtros microbiológicos e outras tecnologias que garantem uma produção de qualidade.

Todo esse controle de qualidade é o que vai permitir a reprodução rápida e de larga escala de bactérias ou fungos para controle biológico de pragas e doenças, indutores de resistência ou estimuladores de plantas.

Produzir mais com menos

A Solubio é uma empresa que destina milhões de reais ao investimento em pesquisa e desenvolvimento de produtos biológicos buscando oferecer produtos sob medida para otimizar a produção de cada propriedade.

A empresa conta com um conjunto de soluções integradas chamada de Solubio Experience, que envolve o fornecimento de todos os equipamentos, insumos, controle de qualidade, treinamentos e assistência técnica para a sua propriedade. Tudo com tecnologia integrada e alto padrão industrial.

Os resultados desse investimento são a redução de custos entre 40% e 70%, além da obtenção de produtos mais sustentáveis e aderentes ao mercado atual.

Você pensa em iniciar um projeto de manejo biológico na sua fazenda? Entre em contato com um dos nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas.

210 visualizações0 comentário
bottom of page