top of page

A história da SoluBio

No mundo do agronegócio, uma empresa se destaca quando o assunto é bioinsumos e sustentabilidade. Provando não ser um sonho impossível, a SoluBio cresce e alcança números surpreendentes a cada ano que passa, transformando o agro no Brasil e agora no mundo.


Onde tudo começou

A empresa Agroplan, ao atender seus inúmeros clientes em consultorias específicas para o agronegócio, notou uma necessidade iminente do produtor de se tornar independente e aumentar seus lucros com a sua produção. A primeira ideia de uma biofábrica OnFarm surgiu desta análise e foi aí que o primeiro insight para uma grande empresa, de uma faísca, se tornou o combustível para novas ideias.


Os primeiros 3.000 hectares são atendidos e a demanda não parava de crescer. O que no começo parecia uma simples adequação de uma necessidade, foi se enraizando no conceito de muitos produtores que já estavam colhendo resultados surpreendentes, aliando a funcionalidade com a sustentabilidade e oferecendo o melhor produto sem químicos para seus clientes.


Não demorou muito para que em 2015 o total de hectares atingisse 40.000, foi aí que se percebeu que um novo passo teria que ser dado. Não era um teste, não era uma tendência passageira, os resultados provaram que os bioinsumos seriam o futuro do produtor brasileiro e um exemplo a ser levado para o mundo.


Fundação

"Passei por uma empresa de fertilizantes, fui jardineiro, depois fui para uma empresa de defensivos, trabalhei como técnico de fazenda, também, acompanhando o campo, tive essa passagem de experiência. Em meados de 2015 fui desafiado a evoluir um pouco mais este projeto…Eu sempre quis ser parte de um grande negócio."

Alber Guedes - Fundador e CEO da SoluBio


Em 2016, Alber Guedes, fundador e hoje CEO da Solubio, finalizou seu grande projeto e mais novo sonho: a SoluBio recebia um nome e um propósito, levar uma experiência para os produtores do Brasil com a produção e manejo OnFarm, chegando no ano seguinte a 120.000 hectares atendidos e não era apenas isso, todos ao seu redor percebiam que era possível ter excelência e ainda fazer do mundo um lugar melhor, protegendo o meio ambiente e garantindo um futuro para todos.


Uma missão foi estabelecida: Proporcionar sustentabilidade ao agronegócio garantindo a preservação do planeta e das futuras gerações.

A SoluBio tem grandes planos de colocar tudo isso em prática através da democratização da tecnologia em bioinsumos e consequentemente, a eliminação do uso de defensivos químicos no planeta.

Seus avanços e investimentos em pesquisas e equipes de peso fez com que todos acreditassem em um único objetivo: contribuir para um ecossistema mais sustentável, um Brasil e um mundo melhor!


Crescimento Acelerado

Em apenas um ano, de 2017 para 2018, a SoluBio mais que duplicou o número de hectares atendidos, chegando ao patamar de 400.000, sendo figurada como uma das empresas mais inovadoras do ecossistema brasileiro. Sua sede própria em Gurupi-TO ganhou vida, mas logo começou a ficar pequena demais para os grandes sonhos que foram sendo conquistados.


Em 2019 já tinha marcado o piso de mais de 800.000 hectares clientes da SoluBio e toda atenção agora estava sendo notada a níveis internacionais. Selecionada para o Accelerate 2030 nas nações unidas e o Impact Hub, a empresa começou a colher novos frutos advindos de uma equipe de governança, pesquisa e desenvolvimento comprometida com resultados.





A fábrica mais moderna do Brasil


Em 2021, já passavam de mais de 1.600.000 hectares atendidos e então era hora de dar um salto maior. Jataí, em Goiás, recebia a mais moderna fábrica de bioinsumos da América Latina, sendo a primeira empresa de biológicos do país a ter um time de Customer Success.


Envolvida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, atualmente a SoluBio conta com quase 600 colaboradores, uma equipe científica com mais de 30 PhD’s e 5 Pós-Doutorados.


Além de todo um trabalho excelente na parte de bioinsumos (microbiologia, fungos e bactérias para o campo), a SoluBio pretende ser a maior Biotech do agronegócio brasileiro, sua presença internacional já está começando em mercados como Paraguai, Uruguai e Estados Unidos, revolucionando de forma sustentável a produção de alimentos e fibras no modelo OnFarm B2F, empoderando o produtor e cultivando relações duradouras e felizes.


Sustentabilidade não é só um nome


A sustentabilidade para a SoluBio não está apenas nos produtos e serviços ofertados, todos na empresa e os funcionários espalhados pelo Brasil, vivem e aplicam modelos sustentáveis em suas rotinas.


A SoluBio conquistou a certificação GPTW 2021-2022 (Great Place to Work - Melhor Lugar para se Trabalhar), oferecendo um espaço de saúde e oportunidades para todos.

As tecnologias utilizadas na fábrica otimizam o uso dos recursos naturais e energéticos, como a instalação de placas solares, a medição das emissões de GEE de todas as operações e a neutralização das emissões do inoculante BioAz (2021 e 2022), além de utilizar etanol em toda frota.


100% das embalagens utilizadas pela SoluBio no pós-consumo são reutilizadas e compensadas com a parceria da EuReciclo, incentivando a cadeia de reciclagem.


Na realização de seu programa ESG, estruturado com foco na gestão de ações, riscos e oportunidades sociais, ambientais e de governança, a SoluBio tem como objetivo:


  • Inovabilidade e agricultura regenerativa

  • Resiliência climática e serviços ambientais

  • Biotecnologia e Biossegurança

  • Governança e crescimento sustentável

  • Relações duradouras e felizes

Reconhecimentos e Realizações

  • Reconhecidos pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento como uma das empresas mais íntegras do setor

  • Prêmio Brasil de Bioeconomia 2021

  • Vencedor do Lugares Incríveis para Se Trabalhar 2020

  • Criação de um canal de comunicação direto e transparente com nossos agentes financeiros e acionistas

  • Diminuição da dependência de insumos agropecuários externos

  • Geração de trabalho qualificado no campo, com aumento de oportunidades para mulheres

Empresas que apostam no futuro e na SoluBio


O ano de 2022 chegou carregando ainda reflexos de uma pandemia e um futuro incerto com as guerras e altas inflações. Um cenário que chegou a assustar até mesmo o agronegócio brasileiro em toda sua potência.

Mas em meio a adversidades, a SoluBio notou que além da sustentabilidade, a independência de insumos químicos vindos de outros países como a Rússia, também gerava oportunidades para todos de crescimento.


Por isso, ainda mais soluções foram criadas pela SoluBio, para que o agronegócio continuasse com sua força e persistência, tornando-se singular às adversidades.


Hoje a SoluBio conta com mais de 2.000.000 de hectares atendidos, sua fábrica em Jataí-GO está em expansão e com investimentos que foram destaques em diversos meios de comunicação, como o da Aqua Capital, que adquiriu em Agosto de 2022 uma fatia minoritária.


Os recursos serão investidos na ampliação da área comercial, governança, pesquisa e desenvolvimento, além de um plano de expansão internacional, onde a SoluBio pretende atender países da América Latina com exportações de matéria-prima e montar equipes locais para a prestação de serviços nas lavouras.


“Estamos começando no Brasil, mas com perspectivas para avançar para a América Latina e Estados Unidos… Do ano que vem em diante, a expansão internacional vai ganhar mais atenção”, disse à Reuters o sócio do Aqua Capital, Tomás Romero.


Apostar em algo que funciona e vai além das promessas é entregar ao Brasil e aos produtores o tão sonhado futuro de ordem e progresso e é por isso que, mesmo em poucos anos, a SoluBio vem ganhando destaque no agronegócio e no mundo com uma história que leva orgulho para todos os colaboradores e àqueles que participaram desta incrível trajetória que está apenas começando.


Gostaria de ter a SoluBio como parceira em sua fazenda? Acesse nossa página que entraremos em contato com você.


Saiba Mais!


221 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page