top of page

Quando sua fazenda deve optar por utilizar bioinsumos?

A busca por meios de produção mais sustentáveis ganha força nas mais diversas áreas da sociedade e nos hábitos dos consumidores. Na agricultura não é diferente, e uma das mais eficientes alternativas testadas e comprovadas é a utilização de bioinsumos.

Por meio deles, é possível impulsionar uma agricultura com menos impactos ambientais, custos de produção mais baixos e, muitas vezes, com maior produtividade.

O que são bioinsumos?

Também chamados de insumos biológicos são produtos feitos a partir de microrganismos, materiais vegetais, orgânicos, bactérias, fungos e outros componentes naturais.

Eles podem ser utilizados tanto como fertilizantes, aumentando a disponibilidade e capacidade de absorção de nutrientes das plantas, quanto para prevenir pragas, doenças e recuperar o solo.

Por sua natureza biológica, são biodegradáveis, têm baixa toxicidade e contam com um manejo mais seguro por parte dos colaboradores das fazendas.

Quando optar pelos bioinsumos?

Um produtor deve optar pelos bioinsumos quando enfrenta problemas para recuperar a fertilidade do solo, deseja combater pragas ou para promover maior absorção dos nutrientes pelas raízes das plantas. Além disso, produtores que dependam de fertilizantes e defensivos químicos que possuem preços elevados devido à importação de matéria-prima, encontrarão nos bioinsumos uma alternativa mais barata e sustentável.





Em quais produções é possível usar bioinsumos?

Todos os cultivos podem se beneficiar dos bioinsumos, que podem ser utilizados tanto em culturas tradicionais, quanto em orgânicas.

No Brasil, os principais destaques são: feijão, milho, soja, hortaliças, cítricos e diversas outras frutas.

Onde comprar bioinsumos?

Diferentemente dos fertilizantes e defensivos químicos, em que o produtor compra os produtos e aplica em sua propriedade, com os bioinsumos, a melhor alternativa é a produção onfarm.

Isso significa que eles serão produzidos na própria fazenda a partir da reprodução desses microrganismos em estruturas chamadas de biofábricas. Estas consistem em tranques de aço inox que promovem o desenvolvimento controlado para a aplicação na plantação.

O produtor poderá entrar em contato com um fornecedor que providenciará a instalação das estruturas, o acompanhamento de agrônomos e técnicos de laboratório e fornecerá os insumos para iniciar a produção.

Utilizar bioinsumos reduz em quanto os custos?

As principais matérias-primas para a fabricação de fertilizantes são importadas e sofrem grandes oscilações, o que acaba gerando altos custos e impactando na lucratividade.

Com a utilização de bioinsumos é possível reduzir custos em uma faixa entre 40% e 70%, resultando não apenas em uma maior margem, mas também em um produto mais sustentável e com maior valorização pelos consumidores.

Existe algum incentivo para usar bioinsumos?

Existe o Programa Nacional de Bioinsumos, um projeto coordenado pelo Mapa e que foi desenvolvido com o propósito de ampliar e fortalecer a utilização de bioinsumos para a promoção do desenvolvimento sustentável da agropecuária brasileira.

O Programa conta com algumas linhas de crédito e um aplicativo para dar suporte aos produtores que queiram aderir aos bioinsumos.

Ficou alguma dúvida? Para saber mais sobre o mundo dos bioinsumos, você pode continuar navegando pelo Blog da SoluBio ou até enviar uma mensagem e agendar um bate-papo com um especialista.

122 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page