Do controle de pragas e doenças, fertilidade do solo e até mesmo na redução dos custos de produção, os bioinsumos podem ser utilizados em diferentes setores do agro com uma gama crescente de benefícios e vantagens para o presente e o futuro.
Bioinsumos: o que é?
São insumos biológicos utilizados no sistema de cultivo agrícola. Sua composição é feita a partir de microorganismos, materiais orgânicos, vegetais ou naturais. Sua utilização principal é no combate de doenças e pragas e na melhora da fertilidade do solo, disponibilizando mais nutrientes para as plantas.
As vantagens do bioinsumo na fazenda:
Suas características promovem um ambiente mais sustentável com menos impacto ecológico, pois apresenta baixa toxicidade, além de ser biodegradável. Todas essas características únicas agregam vantagens para a fazenda e o produtor, tanto na cultura de soja quanto em qualquer outra produção, incluindo manejo e alimentação animal.
Aumento da produtividade
Maior segurança alimentar
Agrega valor ao produto final
Maior margem de lucro e rentabilidade
Redução do uso de produtos químicos
Maior segurança operacional
Menor dependência de insumos químicos importados
Além de sua eficiência comprovada, o uso de bioinsumos é mais que tendência para o produtor que pensa no futuro: é uma necessidade.
Podendo ser aplicado desde a produção, armazenamento, sistemas de produção aquáticos e florestas plantadas, bioinsumos podem ser usados na produção vegetal e animal, pós-colheita e no processamento.
Bioinsumos: benefícios para diversos setores
Promover uma agricultura sustentável não significa perder a qualidade ou depender de mais investimentos. Com a tecnologia disponível dos bioinsumos é possível promover ambientes, tanto da fazenda quanto de lavouras, com uma maior redução de impacto em comparativos com os agroquímicos comuns.
Produção Vegetal: Biofertilizantes e inoculantes para soja, milho e feijão
Controle de pragas e doenças, nutrição das plantas e fertilidade do solo.
Produção Animal: vacinas, medicamentos, produtos fitoterápicos e tratamento de doenças
Alimentação Animal: rações, suplementos, probióticos
Pós Colheita e Processamento: revestimentos e filmes comestíveis.
Aumentar a vida útil, qualidade e a segurança alimentar dos produtos aliados a impactos ambientais.
Variedade Biológica
A aproximação de modelos mais sustentáveis de produção se mostra tão eficiente quanto seus efeitos diretos. A partir de sua origem animal, vegetal ou microbiana são criadas diversas classes de produtos biológicos como:
Biofungicidas
Inoculantes
Bioinseticidas
Biofertilizantes
Bioacaricidas
Programa Nacional de Bioinsumos
Criado em 2020 pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), o programa Nacional de Bioinsumos tem como objetivo ampliar e fortalecer a utilização de bioinsumos, garantindo um desenvolvimento sustentável da agropecuária brasileira por meio de estruturas de produção que se adequam às normas estabelecidas.
Aproveitando a diversidade biológica registrada no Brasil e o aumento da tecnologia, foi produzido também um aplicativo com 580 produtos biológicos disponíveis no país destinados a combater mais de 100 pragas e plantas invasoras e ampliar a absorção de nutrientes, favorecendo o crescimento de inúmeras espécies vegetais, onde o produtor pode consultar na palma de sua mão, de onde quer que esteja.
O Programa envolve cooperativas, pequenos e médios agricultores, produtores, startups e empresas de médio porte e disponibiliza um conjunto estratégico de ações, desenvolvendo alternativas que ampliam a oferta de matéria-prima para o setor e movimentam pilares importantes.
Bioeconomia
Desenvolvimento de novas soluções tecnológicas e estratégias com foco em gerar renda, riqueza e qualidade de vida para os produtores, inseridos nos diferentes elos das cadeias produtivas do agronegócio.
Biodiversidade
Desenvolvimento de produtos e processos para a produção aquícola que fomentam e promovem o desenvolvimento de bioinsumos, a partir de matéria-prima local e regional e organizando - a médio e longo prazo - novas cadeias produtivas em todo o país.
Diretrizes
Oferta de crédito e outros benefícios econômicos para criar ambientes favoráveis e de inovação tecnológica para o fomento e financiamento de infraestrutura e de custeio
Mercado
Segundo a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil, o mercado de insumos biológicos cresceu 37% das safra 2019/2020 para a safra 2020/2021.
Admirável mundo novo
Comercializar um produto não é tarefa fácil, seja ele de origem animal ou vegetal, o consumidor está mais atento àquilo que coloca na mesa e os hábitos, tanto de consumo quanto os de produção seguem tendências cada vez mais sustentáveis.
Apostar em um futuro que além de se apoiar na proteção ambiental, também aumenta a produtividade, trazendo mais segurança de manuseio e lucratividade, não está tão distante da realidade brasileira e já está disponível em empresas que facilitam processos de produção diretamente na propriedade.
O próximo passo agora é com você. Vamos juntos?
Comments