top of page

Principais cuidados com a água no OnFarm

Da ineficiência dos químicos ante a resistência das pragas até a dificuldade de se conseguir insumos químicos por conta de importações e tensões políticas, os insumos biológicos vem ganhando espaço e preferência dos produtores nacionais, além de trazer mais equilíbrio para o solo e rentabilidade na produção.


Produzindo dentro da própria fazenda

Grandes fazendas deram um passo ainda maior na utilização de bioinsumos, optando por produzi-los dentro da própria fazenda. Chamada de Produção OnFarm, a multiplicação dos microrganismos ocorre dentro de biofábricas especializadas, trazendo ainda mais independência ao produtor, que consegue estabelecer seus níveis de produção de acordo com seus objetivos principais.


Principais cuidados

Por se tratarem de organismos vivos, o manejo e multiplicação desses insumos biológicos devem seguir uma série de cuidados e cautela para mantê-los viáveis. A falta de assepsia é um dos principais fatores que alteram a vida microbiana e fazem com que o bioinsumo não atue de forma 100% eficiente, podendo até mesmo perder a produção do lote, levando ao descarte do produto.


  • Usar sempre EPIs

  • Realizar a compra de produtos de qualidade

  • Ter maquinários 100% em aço inox

  • Cuidados com a água, temperatura e ar


Como funciona a multiplicação OnFarm

A empresa que oferta os insumos deve garantir, de acordo com os produtos ofertados, o padrão estéril, ou seja, livre de impurezas. É essencial que haja certificação ou registros, por exemplo a certificação IBD ou no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), para garantia desses produtos que a fazenda irá receber.

Os insumos básicos para a produção são:

  • Inóculo

Que é o microrganismo escolhido pelo produtor, podendo ser uma bactéria, um vírus ou um fungo

  • Meio de cultura

São os nutrientes utilizados pelos microrganismos durante o processo de multiplicação/fermentação.

  • Anti-espuma

Desenvolvidos para interromper a formação de espuma e evitar a sua formação dentro processos industriais das biofábricas

  • Sanitizante

Tipo de desinfetante que reduz o número de microrganismos para a próxima produção de bioinsumos ser 100% limpa e sem agentes externos ou sobras de outra produção.


Que tipos de cuidado devo ter com a água na produção OnFarm de bioinsumos

O elemento água passa muito despercebido na hora da produção de bioinsumos e é um dos elementos essenciais para que a multiplicação e vida do insumo biológico seja bem sucedida.

1. No projeto

Antes de montar a biofábrica OnFarm é preciso fazer as análises da água para saber se a qualidade é a ideal, e como a água chegará em sua produção.


2. Na estrutura

A estrutura física normalmente é criada com isopainel ou containers, mantendo todo padrão asséptico a nível industrial, utilizando tubulações por onde passarão a água e maquinários 100% em aço inox.


3. Durante a produção

A produção de bioinsumos OnFarm em meio líquido depende de água enquanto insumo. E a água enquanto insumo depende de fatores como:

  • pH adequado

  • Livre da presença de cloro

  • Sem materiais que matam microrganismos de interesse, como detergente, ácido peracético, etc..

4. Durante a evasão

Já finalizado o processo de multiplicação, o insumo biológico pronto para ser aplicado na lavoura sai de forma líquida, por isso é essencial que a tubulação da biofábrica seja também esterilizada, em aço inox e passe para tratores ou tanques de armazenamento em caminhões com proteção isotérmica, antes de serem colocados nos pulverizadores ou outros maquinários de aplicação agrícola.


Uma vez encerrados os processos de multiplicação nas biofábricas, estas precisam ser totalmente sanitizadas para que seja possível o início de nova multiplicação.


Checklist Completo

É importante que a empresa que você escolha como parceira te dê toda a assessoria e treinamentos de sua nova biofábrica OnFarm, estabelecendo auditorias e atualizações de informações importantes, além de um acompanhamento lado a lado até que o laboratorista esteja capacitado para a operação seguindo o procedimento operacional padrão.


A SoluBio entrega uma experiência completa para produtores em seus respectivos meios de aplicação, realizando checklists completos e acompanhamento de assepsia com protocolos de limpeza para garantir que a pureza dos insumos biológicos continue até seu uso final, além de preparar projetos desde o início junto com os objetivos do produtor, garantindo uma alta eficiência em todos os ciclos da produção OnFarm. Veja o que a SoluBio pode fazer por você!


154 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page