top of page

Como obter a melhor qualidade de sua produção de Bioinsumos OnFarm

O manejo com bioinsumos OnFarm vem trazendo inúmeros benefícios para produtores agrícolas de todo o Brasil e em diversas culturas. Com mais economia e ainda resultando na proteção do solo, os benefícios dos insumos biológicos produzidos dentro da própria fazenda devem seguir algumas regras para não perder sua eficiência.


O que é produção OnFarm

A produção OnFarm é a multiplicação de insumos biológicos dentro da própria fazenda, por meio de uma biofábrica instalada na propriedade do agricultor. Os insumos biológicos produzidos são os mesmos que podem ser encontrados em prateleiras, mas com a vantagem de que o agricultor pode produzir na quantidade que realmente precisa, ter independência na produção, redução dos custos de produção, bem como estar alinhado com princípios sustentáveis.


Foco na qualidade

Segundo a EMBRAPA, as propriedades que investem em infraestrutura e pessoal especializado para a produção OnFarm, são relatados muitos casos de sucesso, porém, é muito importante ficar atento às etapas da produção para que o microrganismo atinja níveis precisos de qualidade sem nenhuma interferência.

A eficiência no processo produtivo de microrganismos está altamente relacionada aos cuidados específicos da produção. Os erros mais comuns levam a proliferação de organismos que não são os de interesse, que podem impedir de se alcançar os resultados esperados no campo.


A EMBRAPA sempre ressalta a importância de se investir em infraestrutura adequada e profissionais capacitados para a condução dos processos de produção OnFarm.

  • Treinamentos técnicos e de procedimento

Apesar de ser tendência, a produção OnFarm é uma tecnologia relativamente nova. O processo produtivo requer um procedimento padrão e um nível de conhecimento sobre questões específicas que podem influenciar a eficiência na produção e na utilização. Sendo assim, é sempre importante que os operadores das biofábricas sejam sempre treinados e estejam sempre atualizados sobre as inovações nos procedimentos.

  • Cuidado com a qualidade e pureza da água

É preciso realizar a análise da qualidade da água sempre que se instalar um equipamento de produção de bioinsumos OnFarm. A água é um dos principais itens ligados à qualidade do processo produtivo. É necessário olhar para o pH adequado, pureza, e ausência de cloro ou outros componentes que podem inibir a multiplicação do microrganismos de interesse (p. ex., detergente, ácido peracético, etc).


  • Cuidado com o ar e o ambiente

É importante que se tenha um cuidado com o ambiente do labfarm onde os bioinsumos são produzidos. Deve-se manter a temperatura adequada, onde é possível deixar o microrganismo em sua faixa ideal de temperatura. O ambiente deve estar sempre limpo, mitigando o acesso de impurezas externas dentro da biofábrica.


  • Planejamento de multiplicação

Para iniciar o processo de multiplicação é importante primeiramente criar um planejamento de utilização no campo, para que se organize a logística de operação das biofábricas. É importante ter o microrganismo de interesse, dentro dos padrões de qualidade e volume ideal a ser utilizado de acordo com as recomendações agronômicas.





Como obter a melhor qualidade dos bioinsumos OnFarm na fazenda

  • Multiplique microrganismos que estejam em listas oficiais ou sejam reconhecidos pelo MAPA

Busque sempre por alguma especificação de referência que apresente o registro pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) ou que estejam devidamente apontados em listas oficiais de bancos de germoplasma, que são reconhecidos como eficientes para a função de desejo.


Segundo a EMBRAPA, apenas coleções registradas e auditadas podem garantir a autenticidade e eficiência de microrganismos utilizados para formulação de insumos biológicos. Aqueles oriundos de coleção biológica oficialmente reconhecida pelo Mapa possuem garantia da origem, segurança e rastreabilidade.


  • Sempre tenha um responsável técnico habilitado

Essa exigência, além de fazer parte das normas do Mapa, é de extrema importância para ser aplicado em todos os níveis de produção de bioinsumos OnFarm. Com isso, é possível ter acesso de forma mais assertiva a todos os níveis de produção, desde os objetivos até o momento de aplicação na lavoura.


Viva esta experiência

Bioinsumos são o legado que o produtor de hoje pode deixar para o futuro de mais sucesso e independência na sua fazenda. Existem regras e exigências, como qualquer outra produção, mas os resultados são melhores apreciados. É por isso que, pensando em democratizar o uso de insumos biológicos, a SoluBio criou a SoluBio Experience, uma experiência completa que traz processos automatizado, rastreabilidade e acompanhamento que o produtor precisa com especialistas técnicos que orientam e acompanham todo o processo, realizando checklists completos e de assepsia com protocolos de limpeza, visando garantir que a presença dos microrganismos de interesse continue até seu uso final.


Com treinamentos contínuos presentes na plataforma de Educação OnFarm e com o time Eficiência Agronômica OnFarm, que fazem parte de todo o pacote de experiência OnFarm da SoluBio, o produtor tem a certeza de estar seguindo os mais rigorosos processos, multiplicando insumos de qualidade do começo ao fim.


Com bioinsumos certificados pela IBD para produção orgânica e detentora do selo Solar Impulse Efficient Solution, além de muitos outros reconhecimentos, a SoluBio é a melhor parceira do produtor agrícola em seu novo passo rumo a um futuro brilhante e sustentável com bioinsumos.



247 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page