top of page

Checklist: Como Fazer uma excelente administração em sua fazenda

O Agronegócio é o presente e o futuro do mundo, e segundo a Embrapa, nos últimos 40 anos, o Brasil saiu da condição de importador de alimentos para se tornar um grande provedor para o mundo.


Produzindo mais com menos


Com o avanço da tecnologia, a Revolução Verde, produtores conquistaram números significativamente maiores na produção, junto com as mudanças, também surgiram outros desafios para serem encarados de frente por diversos produtores. Como colher o resultado de uma maior produção por hectare de terra, respeitando a preservação dos recursos naturais e se pensando cada vez mais em sustentabilidade?


Principais desafios


Além da adaptação a tecnologias e novos meios de produção, os principais fatores de melhora para produtores que desejam crescer giram em torno de preservar ou reconstruir milhares de hectares de solos e pastagens degradadas, melhorar a eficiência do uso de água na irrigação e equilibrar, ou até mesmo reduzir, a quantidade de agroquímicos.


Checklist para uma excelente administração agropecuária


Preparamos um checklist das melhores ações na administração de uma fazenda, além de uma dica extra fundamental ao final deste material, confira:

  • 1. Desenvolva habilidades

Tenha em seu time pessoas com amplo conhecimento e auxilie no desenvolvimento de habilidades. Invista em sua equipe!

  • 2. Tenha uma visão empresarial

Uma grande fazenda não se difere de uma grande empresa. É preciso aplicar uma visão estratégica empresarial mesmo dentro da lavoura.

  • 3. Faça um planejamento

Defina as metas, saiba quais são os pontos de melhorias e pontos fortes de sua propriedade, e tente ao máximo antecipar problemas, trabalhe com auxílio de calendários

  • 4. Organize os fluxo de trabalho

Desde o envolvimento com colaboradores, até a rotação de culturas, tenha esta organização sempre visível e documentada.

  • 5. Controle gastos

Fluxo de caixa, orçamento, folha de pagamento, compra e venda de insumos. Você, como produtor, sabe quanto detalhes existem, por isso, contar com sistemas otimizados para gestão podem auxiliar neste item.

  • 6. Demonstre liderança

Saiba gerenciar e administrar, de forma que deixe seus colaboradores mais tranquilos, auxiliando sempre com conflitos e recursos para que grandes metas possam ser alcançadas.

  • 7. Trabalhe com sustentabilidade

É possível abraçar práticas sustentáveis e ESG e uni-las com uma boa produção e redução de custos, uma boa dica é investir em bioinsumos, que ao mesmo tempo são menos agressivos e auxiliam com a regeneração do solo.

  • 8. Reduza custos

Faça uma análise de todos os processos de sua fazenda e veja onde você pode conseguir ações que reduzam custos. Atuar com a produção de bioinsumos OnFarm é uma dica para quem busca mais rentabilidade sem perder a alta produtividade.





Transforme-se em uma potência


Sua fazenda pode ampliar sua capacidade de forma significativa em todos os aspectos, trabalhar com ações que promovam bem-estar, evolução e sustentabilidade começa de dentro para fora e auxilia a manter a imagem da fazenda para seus consumidores e para o mundo.


Dica extra


Tenha junto com você empresas que oferecem um leque de serviços completos, assim como a SoluBio tem a SoluBio Experience, que proporciona a sua fazenda e colaboradores, além de toda estrutura de uma biofábrica OnFarm:

  • Insumos customizados para cada necessidade

Com foco em alta produtividade e redução de custos

  • Controle de qualidade e eficiência agronômica

Com uma equipe dedicada de agrônomos que ajudam a discutir planos de manejo, avaliam e comparam resultados, monitoram a performance das culturas, apresentam o portfólio, elaboram relatórios de safras, realizam coletas de plantas e solos, entre outros.

  • Educação OnFarm

Com foco na formação de mão de obra qualificada, a SoluBio investe em uma plataforma de educação do Manejo Biológico OnFarm com conteúdo sobre controle de qualidade, manejo, protocolos, multiplicação, engenharia e regulatório, além de cursos de graduação e pós-graduação.


Veja o que a SoluBio pode fazer por sua equipe hoje e amanhã!


Clique aqui e fale com um consultor especializado.


129 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page