top of page

O que é Manejo Biológico OnFarm?

Técnica de produção de bioinsumos dentro da própria fazenda, realizada por meio de projetos que montam laboratórios exclusivos e específicos para cada produtor de acordo com o seu principal objetivo ou tipo de cultivo, também conhecidos como biofábrica OnFarm.


Vantagens do processo

O termo OnFarm vem da língua inglesa, onde On significa dentro e Farm, fazenda. Em sua tradução literal, OnFarm é uma técnica de produção dentro da própria fazenda, substituindo agrotóxicos por bioinsumos e trazendo inúmeros benefícios ao produtor rural e ao produto final. De uma menor toxicidade a uma maior eficiência, o sistema OnFarm reduz os custos de operação, além de ser uma opção que atua em parceria com o meio ambiente.


  • Mais sustentável

Redução de resíduos químicos e tóxicos


  • Mais eficiente

Solo, alimentos e água protegidos


  • Mais rentável

Custos de produção reduzidos desde o transporte até a fabricação


  • Mais autonomia

Geração de trabalho qualificado no campo e aumento do conhecimento de produtores rurais.


Cenário brasileiro

Segundo a CNA (Confederação Nacional da Agricultura), o valor dos insumos tiveram um aumento de 100%, o que refletiu tanto no bolso do produtor quanto no do consumidor final.

A desvalorização da moeda juntamente com as crises energéticas influencia diretamente o mercado, o que preocupa produtores que ainda dependem desses materiais.

Democratizar o manejo biológico, com a opção de produção onfarm de bioinsumos na própria fazenda, é abraçar a crescente tecnologia em pesquisas biológicas e se tornar independente de fatores negativos que causam impacto na produção.

Como funciona a produção OnFarm?

  1. Estrutura

Empresas especializadas na produção de fábricas OnFarm montam uma estrutura com padrão industrial que irá servir como base para as biofábricas. Todo o ambiente deve ser vedado e climatizado, pois os insumos biológicos não podem sofrer qualquer tipo de alteração.


  1. Biofábrica

Se definem por tanques em inox automatizados que garantem a segurança e qualidade do processo de produção dos bioinsumos. O microrganismo irá se multiplicar dentro dos tanques por meio de Kits entregues ao produtor com o meio de cultura e sistemas anti-espuma.


  1. Suporte

Toda biofábrica deve ser acompanhada por profissionais para auxiliar os produtores no manejo correto, evitando a contaminação dos bioinsumos.





Para quem é indicado a produção OnFarm?

Cada produtor tem uma necessidade específica de acordo com aquilo que produz. Trabalhar com bioinsumos OnFarm leva experiências personalizadas que podem ser aplicadas em qualquer tipo de cultura: soja, milho, algodão, trigo, cana-de-açúcar, café, entre outros.


A produção não exige que o produtor seja um expert no assunto de bactérias ou fungos, já que, empresas como SoluBio oferecem uma rede de laboratórios externos credenciados que garantem uma equipe para auxiliar em toda a operação, com controle de qualidade em todas as etapas.

​Quais são os riscos deste tipo de produção?

A produção OnFarm não traz riscos para o produtor, sua equipe ou sua produção, já que é uma opção aos químicos, podendo até auxiliar na reestruturação e proteção do solo.

Porém, é preciso ficar atento aos detalhes e cuidados apresentados pela empresa responsável pela instalação da fábrica, já que o material deve ser sempre esterilizado para evitar contaminações que possam inibir o processo de multiplicação das bactérias ou fungos.


Verifique também se os equipamentos são ofertados 100% em inox, com controle de temperatura, injeção de ar e filtros microbiológicos que garantem o grau de pureza na produção concentrada de bioinsumos.


Vale a pena?

Quando instalado corretamente, o produção OnFarm deve entrar nos planos de manejo do produtor. Monitorando e analisando suas safras com atenção e controle de qualidade dedicado é possível fazer dos bioinsumos um ativo de alta performance para qualquer tipo de plantação.


Tecnologias e pesquisas na área do manejo biológico estão em uma crescente que não deve ser ignorada por empresas e produtores que visam alto crescimento e escalabilidade. A SoluBio, por exemplo, tem planos para ampliar ainda mais os estudos e inovação na área de aplicação, metagenômica, sensores de qualidade, radiômetros e outros equipamentos que serão o diferencial para produtores de sucesso, trazendo mais tecnologia e sustentabilidade para o campo.


2.408 visualizações0 comentário
bottom of page