O manejo biológico, não se trata apenas de uma tendência, tornou-se uma necessidade entre os produtores de todo o Brasil. Entenda abaixo as principais vantagens para aderir em sua fazenda e quais os riscos de continuar utilizando químicos por um tempo prolongado.
O que é Manejo Biológico
O manejo biológico utiliza bactérias, fungos, outros microrganismos e até mesmo insetos, como uma alternativa mais sustentável e rentável aos químicos.
Estes microrganismos, conhecidos como bioinsumos, podem ser usados para diversos fins, incluindo o controle de pragas, regeneração do solo e como fontes benéficas para o crescimento saudável das plantas.
Por que fazer manejo biológico na agricultura?
Serve para todo tipo de cultura
Cana-de-açúcar, trigo, milho, hortifruti, café e todo o tipo de plantação pode se beneficiar com os bioinsumos. Não há contra indicação para nenhum tipo de planta.
É econômico
Com opções de produção OnFarm, o agricultor pode produzir seus próprios bioinsumos em sua fazenda. Clientes da SoluBio já relataram uma economia de até 70% após o uso dos insumos biológicos em suas fazendas.
É seguro
Ao contrário dos químicos, os insumos biológicos não oferecem riscos aos colaboradores da fazenda, trazendo mais segurança e confiabilidade para o manuseio e na rotina na lavoura.
É sustentável
Desde sua produção até sua multiplicação, os bioinsumos não passam por processos que agridem o meio ambiente.
Auxilia na regeneração do solo
Químicos, após aplicados, podem ter consequências severas no solo, resultando em grandes esforços para recuperá-lo. O uso do manejo biológico atua em uma gama completa, desde a proteção da planta, nutrição e até mesmo no solo.
Torna o produtor independente
Depender de químicos importados pode trazer receio em tempo incertos como guerras, tensões políticas ou até mesmo em momentos de inflação. O Brasil atualmente é destaque na produção de bioinsumos regulamentados e com um grande campo de histórias de sucesso para se contemplar.
Destaque para a fazenda
Trabalhar com bioinsumos agrega valor à imagem da fazenda e do produtor, afinal, deixar os químicos e optar por algo natural e sustentável também é pensar na experiência do consumidor final e de possíveis parceiros.
Biológicos x Químicos
Segundo o IBGE, entre 2002 e 2012, a utilização dos químicos cresceram 155% no Brasil, o que dá aproximadamente sete quilos por hectare. O número impressiona, pois o futuro dos químicos não traz uma resposta boa a curto ou longo prazo.
Contaminação dos Alimentos
Ao contrário dos químicos, os bioinsumos não são capazes de contaminar o alimento.
Degradação do Solo e da Água
Os químicos contaminam o solo e a água da fazenda, processo que não ocorre quando se opta por insumos biológicos.
Contaminação de Animais
O uso de químicos também é prejudicial para a saúde dos animais, já com a utilização dos bioinsumos se tem mais segurança nesta área.
Intoxicação dos Agricultores
Com riscos de doenças e infecções por químicos, optar pelo manejo biológico é uma solução que traz mais segurança para manuseio e para produção dentro da própria fazenda.
Resistência a Pragas
Químicos, em um determinado período de tempo, não são mais eficientes no controle de pragas, pois estas criam resistência a seus ativos, o que não ocorre com os bioinsumos.
Surgimento de Doenças iatrogênicas
Químicos podem alterar a estrutura ou a fisiologia de plantas hospedeiras que acabam resultando em uma maior incidência de doenças.
Redução da Biodiversidade: um alerta e uma solução
A sustentabilidade dos insumos biológicos se encarrega de trazer mais segurança, não só para os produtores, mas também para os alimentos, a água e a qualidade do ar (com a diminuição de GEE). Todos estes ativos são essenciais para manter a saúde e estabilidade das comunidades e das economias, assegurando um ecossistema íntegro.
O uso do manejo biológico é importante para se combater números preocupantes: "Um quinto dos países do mundo correm o risco de colapso de seus ecossistemas devido à destruição da vida selvagem e seus habitats naturais", aponta a empresa Swiss Re.
Mais da metade (55%) do PIB global, equivalente a US$ 41,7 trilhões, depende da biodiversidade e de serviços ecossistêmicos de alto funcionamento.
A agricultura pode e deve começar a trabalhar com opções que garantam o futuro do mundo, e tudo pode começar no manejo biológico.
Você está pronto para uma nova era na sua fazenda?
Veja o que a SoluBio pode fazer por você.
コメント