top of page

Onde sua fazenda pode conseguir Bioinsumos

Como nova tendência para o agronegócio, os bioinsumos são altamente funcionais e vem gerando um reflexo positivo na economia e produção de diversas fazendas. Veja detalhes sobre os insumos biológicos e como você pode começar a aplicar em sua lavoura.


O que são bioinsumos?

Tendo como base microorganismos, como bactérias, fungos e vírus que não são prejudiciais a saúde humana, ao solo e ao meio ambiente, os bioinsumos são produtos específicos e naturais que podem ser utilizados na substituição dos químicos para nutrição e crescimento de plantas, solubilização de nutrientes e também para o manejo de pragas e doenças.


Onde conseguir bioinsumos?

Existem duas formas principais de conseguir bioinsumos para sua fazenda, a primeira com rentabilidade mais baixa e a segunda com maior retorno e mais segurança na aplicação.

  • Empresas especializadas em bioinsumos

Existem diversas empresas no Brasil que produzem bioinsumos, porém, é preciso ficar atento se o produto que você busca tem registro no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuário e Desenvolvimento) ou é reconhecido pelas pesquisas do EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Programa Nacional de Bioinsumos e Aplicativo Bioinsumos

Com diversas estratégias para atender os desafios relacionados à utilização de bioinsumos na agricultura, a EMBRAPA definiu ações que visam ajudar o produtor na escolha de produtos, criando assim o Aplicativo Bioinsumos.


No aplicativo é possível acessar bioinsumos cadastrados no MAPA, organizados em um catálogo com informações relevantes e também encontrar produtos seguros e com procedência divididos em inoculantes e pragas. Disponível para sistemas iOS e Android, o produtor também pode obter indicações de uso e informações de testes e aprovações.

  • Produzindo seu próprio bioinsumo

Esta opção é mais rentável, pois torna o produtor verdadeiramente independente de logística e outras atribuições que podem ser um empecilho na produção.


Biofábricas, como são conhecidas as fábricas para multiplicação dos insumos biológicos, não são complicadas de serem instaladas e a técnica OnFarm (de produção dentro da própria fazenda) traz ainda mais vantagens para o produtor como:

  • Logística Zero

Não é preciso aguardar entregas que podem ser influenciadas por fatores externos. Tudo fica dentro da própria fazenda, pronto para uso.

  • Autonomia e agilidade de produção

Passe a produzir de acordo com o que você precisa e quando você precisa, sem ter que esperar que alguém produza aquilo por você.

  • Segurança

Ao produzir na própria fazenda você tem conhecimento de todos os processos, garantindo a pureza e eficiência dos produtos.

  • Economia

Menor logística, produtos mais baratos e sem interferências externas e independência de importados, tudo isso gera mais economia e rentabilidade para o produtor.



Empresas como a SoluBio oferecem uma experiência completa que passam por processos de extrema qualidade como:

  • Projetos exclusivos para cada necessidade do cliente

  • Instalação da biofábrica com materiais específicos para garantir a pureza das produções

  • Insumos customizados para cada tipo de objetivo

  • Controle de qualidade constante, acompanhado por especialistas

  • Planejamento com base em resultados

  • Plataforma de educação com conteúdos sempre atualizados

Clientes SoluBio já reduziram seus custos em até 70% em diversas áreas de cultivo.



Vantagens da aplicação de bioinsumos

Independentemente do tipo de cultivo de sua fazenda, os bioinsumos na agricultura podem trazer inúmeros benefícios para qualquer tipo de cultura, seja ela cana-de-açúcar, soja, milho, algodão, hortifrúti, entre outros. Além do aumento da produtividade, é possível enumerar as vantagens em:

  • Maior valor percebido pelo cliente

Ao trocar químicos por insumos biológicos, a qualidade do produto até o consumidor final é altamente percebida

  • Maior margem de lucro e rentabilidade

Custos mais baixos e independência de importações

  • Maior segurança

Do solo, da saúde dos funcionários e até na segurança alimentar. Bioinsumos não são prejudiciais à saúde.

  • Sustentabilidade

Desde sua produção, aplicação e resultados, bioinsumos são capazes de trabalharem juntos com a biodiversidade, sendo mais sustentáveis.


Escolha consciente


Segundo o EMBRAPA, aproximadamente 95% dos produtores acreditam que o mercado de insumos biológicos vem crescendo nos últimos anos, o que também é percebido pelo lançamento de novos produtos para o campo.


Existem opções e novas oportunidades no ramo de bioinsumos que estão mudando o cenário do agronegócio nacional e deixando os produtores mais independentes, que, após optarem pela fabricação dos próprios bioinsumos, veem com esta escolha mais lucrativa, uma decisão que irá acompanhar suas trajetórias pelo futuro.


Quer saber mais? Fale conosco.


193 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page