top of page

10 motivos do porquê utilizar bioinsumos na agricultura

Bioinsumos são uma opção sustentável diante do uso de químicos nas atividades agrícolas. Mas será mesmo que é seguro e vale a pena começar a investir e realizar a troca por este novo meio de cultivo?

Veja abaixo 10 razões para você conseguir tomar uma grande decisão para sua fazenda.

O que são Bioinsumos?

Com foco na nutrição, na promoção de crescimento de plantas, também para mitigadores de estresses bióticos e abióticos e os substitutivos de antibióticos, os bioinsumos são produtos desenvolvidos a partir de enzimas, microorganismos ou macrorganismos.


Por ter sua base feita com produtos naturais, bioinsumos não são considerados perigosos, tanto para o manuseio quanto para a aplicação em plantas, sendo uma opção altamente sustentável.


Por que optar por bioinsumos na agricultura?

Muitos discutem sobre sua real funcionalidade, mas a realidade é que os insumos biológicos já deixaram de ser algo novo e nos últimos anos se transformaram em uma necessidade que precisa ser contemplada pelos produtores no Brasil.


  • Crescimento Nacional

Segundo o EMBRAPA 95% dos produtores acreditam que o mercado de insumos biológicos vem crescendo nos últimos anos, já sendo realidade no campo e conseguem render bilhões de reais em economia.


  • Se sobrepõe a cenários adversos

Eventos climáticos extremos, secas de longa duração, adversidades políticas na Europa e a alta dos preços e suprimentos de adubos, tudo isso pode ser e foi driblado com o uso de insumos biológicos por agricultores em todo o Brasil.


  • Ampla funcionalidade

Bioinsumos podem ser usados para manejo biológico de pragas e doenças, com ações que podem propiciar também o aumento de crescimento e produção de grãos.

  • Fontes de Minerais e Nutrientes

Podem ser usados como estratégias de suprimento de N na soja e em diversos grãos.


  • Reduz o impacto de estresse hídrico

Reduz a dependência de fontes minerais de nutrientes.


  • Reduz os custos para o produtor

Podendo chegar em até 70% unindo a utilização dos bioinsumos com a produção e multiplicação OnFarm.


  • Diversidade de Manejo

Atualmente, a EMBRAPA possui mais de 60 mil microrganismos isolados, todos eles com potencial para se tornarem ativos voltados para o desenvolvimento de bioinsumos em diversas escalas.


  • É sustentável

Ajuda na preservação e manutenção do solo, não oferece riscos de infecção como nos químicos, além de aumentar o valor percebido do produto para o consumidor final.


  • Estimula a Biodiversidade

Com o uso de microrganismos e insetos, os bioinsumos auxiliam no equilíbrio de sistemas agrícolas, preservando a resiliência dos sistemas produtivos para mais resistência da lavoura.


  • Otimiza o consumo de água

Bioinsumos podem ampliar a capacidade das plantas de absorver água por meio do crescimento do sistema radicular.





Controle na Produção


O que antes era considerado um desafio, hoje já existem possibilidades tecnológicas e eficazes para a multiplicação dos microorganismos de forma eficiente e sem contaminações externas, já que toda eficácia do processo depende disso.


A SoluBio, empresa nacional destaque do ramo, desenvolve tecnologias integradas com padrão industrial para que produtores possam produzir seus próprios insumos biológicos na fazenda com condições controladas. Ao fornecer todos os equipamentos, insumos, controle de qualidade, treinamentos e assistência técnica, hoje o produtor pode se assegurar na produção OnFarm, sem depender de agentes externos e aumentando a sua produtividade.


"Produtores que aderem à tecnologia de Multiplicação On Farm da SoluBio são produtores tecnificados, caprichosos em suas fazendas e sobretudo se preocupam com um ecossistema mais sustentável. Veem no Manejo Biológico uma ferramenta para baixar seus custos, diminuir o impacto ambiental e ainda cuidar da saúde das pessoas que lhe ajudam nos manejos e tratos culturais dentro da fazenda!"

Alber Guedes, fundador e CEO da Solubio


Além disso, todos os produtos da SoluBio são regulamentados pelo MAPA e passam por um periódico controle de qualidade.


Você está preparado para ter o melhor da tecnologia e sustentabilidade em sua fazenda?



248 visualizações0 comentário
bottom of page