top of page

Por que o ESG é tão importante para as fazendas?

ESG é uma sigla em inglês que representa Responsabilidade Ambiental, Social e de Governança, sendo uma abordagem integrada que alia questões corporativas. Antes de seu surgimento, cada uma dessas áreas já era abordada individualmente, mas a sigla ESG veio para unificá-las e fornecer uma referência clara para empresas.


Ao adotar os princípios ESG, as companhias demonstram seu comprometimento com o bem-estar da sociedade e do meio ambiente, além de garantir a transparência e a integridade em suas práticas de governança.


Existe ESG nas fazendas?

Mais do que responsabilidade social e ambiental, o ESG é uma ferramenta de gestão de riscos e oportunidades de indicadores não financeiros que geram impactos financeiros, diretos ou indiretos.


Assim como grandes empresas, as fazendas também devem se preocupar com esses pontos, principalmente se buscam crescimento de forma responsável e sustentável.


Impacto do ESG nas fazendas

Toda fazenda também é uma empresa, com colaboradores, metas e a vontade de crescer ainda mais. Por isso, quem preza por práticas ESG ESG pode se deparar com impactos positivos, como:


1. Melhora o custo operacional

Nas fazendas, é visto com a redução do uso de insumos, otimização dos processos e incrementos logísticos.

2. Aprimora a receita da fazenda

Clientes são fidelizados e há o desenvolvimento de produtos e acesso a novos mercados.

3. Aumento de produtividade na equipe

Alteração e retenção de talentos, novas tecnologias para aumento de eficácia e engajamento do time de colaboradores.

4. Aumento na produtividade agrícola

Maior otimização de recursos por meio de inovações e tecnologias.

5. Menores riscos corporativos

Toda governança que o ESG traz para as fazendas engloba também questão de gestão, como aumento da resiliência, mitigação ou rápida resolução de problemas

6. Antecipação de tendências regulatórias

Além de menor custo para implementação de adequações à legislação.

7. Aumento do valor da imagem fazenda

Maior atratividade e reforço dos valores corporativos.




Como o OnFarm nas fazendas auxilia com impactos ESG

Diferente do que muitos pensam, aliar ações sustentáveis e temas ESG promove ainda mais rentabilidade para a fazenda, sem necessitar de grandes investimentos ou ações impossíveis.

Existem temas estratégicos e relevantes para a fazenda em gerar valor priorizando riscos, oportunidades e diretrizes internas, e muitos deles podem ser adquiridos com uma simples ação: o uso de bioinsumos e a multiplicação OnFarm.

  • Agricultura Sustentável e Regenerativa

Foco em produtividade e rentabilidade no uso da terra, por meio da regeneração da vida no solo e no ambiente, com preservação da biodiversidade, priorizando também a retenção de água no solo e resiliência hídrica.


Através dos bioinsumos, fazendas já conseguem dar o primeiro grande passo no tema, com a utilização de nutrientes e fixação de nitrogênio no solo, recuperando de áreas degradadas com o uso dos insumos biológicos.

  • Aumento de produtividade com resiliência climática e serviços ambientais

A fazenda pode trabalhar com a redução de emissões de GEE de suas operações ao produzir com OnFarm dentro de sua propriedade, auxiliando nas metas brasileiras relacionadas às mudanças climáticas.


Produzir OnFarm também auxilia na redução de resíduos sólidos das operações e embalagens, assim como abrange para o controle de qualidade da água na produção de bioinsumos.

  • Promoção de um ambiente de trabalho saudável na fazenda

A fazenda pode trabalhar para criar um propósito e fortalecimento de uma cultura única, atraindo e motivando pessoas com metas definidas e benefícios atrativos, como plano de cargos e salários, reconhecimento, feedback e demais ferramentas de gestão de pessoas.


No OnFarm, principalmente se a propriedade opta pela SoluBio Experience, também leva treinamento e desenvolvimento de colaboradores.


Preservar a saúde física e mental com vistas ao bem-estar de todos os trabalhadores, além do treinamento, mas também com uso de EPIs, disseminação de boas práticas laborais, ferramentas de acolhimento e de saúde integral, também complementa este passo importante do ESG.

  • Aprimoramento da gestão e governança da fazenda

Aprimorar a gestão de riscos, pessoas, projetos e processos, com planejamento e monitoramento de KPIs, avaliação de desempenho e sucessão, ligadas ao propósito da fazenda.

  • Ações de inovação com controle de qualidade

Trabalhar com a SoluBio como parceira é inovar na sua produção, com confiança, rastreabilidade e pesquisas, principalmente se a fazenda participa de análises metagenômicas, sensoriamento de solos, para maior precisão na aplicação.


O futuro é ESG

Segundo levantamento da Rede Brasil do Pacto Global, nos últimos anos os temas ESG ganharam grande importância no cenário nacional para diversas empresas, principalmente nas fazendas onde os temas geram uma agricultura mais resiliente e no aumento da fixação de C e N no solo (mais de 30% de carbono)


Projetos de Crédito de Carbono por remoção ou redução de GEE vem gerando uma receita de 84 bilhões de dólares no mercado regulado em 2021 e 2 bilhões de dólares no mercado voluntário, com potencial de transação de créditos de carbono brasileiro até 2030 é de 120 bilhões de dólares.


O mercado está como uma intensa mobilização, por conta de diversos fatores que acontecem no mundo, impulsionando novas ideias e ações para criar soluções que impactem positivamente a sociedade e o planeta.


Além disso, é possível que novos investidores e parceiros voltem seus olhares à fazendas que fazem jus ao ESG, de forma a integrar seus valores éticos e gerar valor em diversos campos, além do financeiro.


Veja como a SoluBio pode ajudar você, produtor, a alcançar seus objetivos ESG dentro da fazenda com a SoluBio Experience.


Clique aqui e fale com um consultor especializado

481 visualizações0 comentário
bottom of page