top of page

Entenda o que são bioinsumos

Atualizado: 29 de jul. de 2022

De acordo com o decreto n. 10.375 que institui o PNB, é considerado um bioinsumo o produto, o processo ou a tecnologia de origem vegetal, animal ou microbiana, destinado ao uso na produção, no armazenamento e no beneficiamento de produtos agropecuários, nos sistemas de produção aquáticos ou de florestas plantadas, que interfiram positivamente no crescimento, no desenvolvimento e no mecanismo de resposta de animais, de plantas, de microrganismos e de substâncias derivadas e que interajam com os produtos e os processos físico-químicos e biológicos.


Bioinsumos são produtos ou derivados obtidos através de bioprocessos, normalmente a partir de microrganismos, sendo grandemente utilizados na agricultura para melhorar a fertilidade do solo, atuar como promotores de crescimento de plantas, ajudar na absorção de nutrientes pelas raízes e no manejo de pragas e doenças nas plantas.


Entre os bioinsumos podemos destacar os destinados ao manejo biológico, os inoculantes, solubilizadores de nutrientes e indutores de resistência de plantas.




Podemos listar exemplos de bioinsumos, como:


  • microrganismos para manejo biológico

  • biofertilizantes

  • bioestimulantes

  • inoculantes biológicos

  • condicionadores biológicos


Quando comparados com os aditivos químicos, os bioinsumos são vantajosos para os produtores, para a agricultura e para o meio ambiente.


Além de apresentarem um custo reduzido por hectare, gerando grande economia para o bolso do produtor, ajudam a tornar a agricultura mais limpa e sustentável sem gerar grandes impactos para a lavoura.



No longo prazo, esses efeitos acumulados podem contribuir positivamente para o meio ambiente.


Na SoluBio desenvolvemos o SoluBio Experience, uma solução completa em produção de bioinsumos onfarm para sua fazenda.


Com a SoluBio Experience a sua fazenda poderá contar com uma biofábrica exclusiva para produzir seus bioinsumos, um time de especialistas para acompanhar e instruir durante todo o processo e com uma metodologia validada para atender as necessidades de cada cliente


Se você quiser entender melhor sobre como a SoluBio pode ajudar sua fazenda a reduzir os custos em manejo biológico em até 70%, entre em contato conosco e agende uma conversa.


Vamos juntos?


384 visualizações0 comentário
bottom of page