top of page

5 passos para economizar com o manejo biológico

Aliado a técnicas sustentáveis, o manejo biológico vem se tornando essencial entre produtores de todo Brasil, por ser altamente eficiente no manejo de pragas e doenças nas lavouras, além de reduzir custos e auxiliar com a regeneração e a microbiota do solo.


Para o produtor que quer ir além

Ao inserir o manejo biológico na fazenda, o produtor já está dando um grande passo para economia, pois os produtos de origem biológica utilizados no manejo são relativamente mais baratos, muitas vezes por serem nacionais e independentes de importações. Mas, se o produtor já está colhendo resultados economicamente viáveis e quer ir mais além na questão de economia, separamos 5 passos para que você possa economizar ainda mais com o manejo biológico.


5 passos para economizar ainda mais como manejo biológico em sua fazenda


  • Faça planos de manejo

Nem todos os bioinsumos servem para a mesma finalidade, por isso é importante traçar objetivos com base na realidade e nos principais problemas de sua lavoura, tente contar com uma equipe dedicada de agrônomos para te ajudar a discutir os planos de manejo.


  • Avalie e compare resultados

O manejo biológico é um processo que deve fazer parte da rotina da fazenda, por isso é importante avaliar e comparar resultados, além de realizar um monitoramento da performance das culturas por meio de amostras, coletas de plantas e solos, entre outros.


  • Invista em conhecimento

Tenha sempre com você uma equipe que também saiba sobre o manejo biológico, invista na capacitação técnica dos seus colaboradores para que todos estejam na mesma página quando o assunto é biológicos. Isso auxilia a diminuir erros com aplicação e configura uma mão-de-obra mais qualificada.


  • Tome cuidado com a assepsia

Bioinsumos são produtos feitos à base de microrganismos, a falta de assepsia pode resultar na contaminação das amostras que podem não ter seus resultados alcançados por conta de contaminações externas. Do cuidado com a água, até no manuseio, é preciso sempre ficar atento aos detalhes.


  • Produza seus próprios bioinsumos

A multiplicação de microrganismos dentro da própria fazenda, chamada de produção OnFarm, é a melhor dica para quem busca ainda mais economia. Clientes da SoluBio já relataram uma redução de seus custos em até 70% nos cultivos de soja, milho, trigo, algodão, cana, café e hortifrúti.





Por que produzir OnFarm é a melhor opção para quem quer economizar?


Os laboratórios de produção são construídos em isopainéis ou containers, com alto padrão industrial e assepsia para que todo o processo seja altamente eficiente.


Após a instalação da biofábrica OnFarm, a SoluBio entrega meios de cultura customizados para cada grupo de microrganismos, adaptado às necessidades de sua fazenda, assim o produtor economiza em fatores como:

  • Produzir somente o necessário

Sem riscos de perder produto por validade, ou depender de bioinsumos de prateleira que são mais caros.

  • Logística mais Eficiente

Ou quase zero logística. Produzir dentro da própria fazenda gera economia com transporte. O produtor recebe a matéria-prima para a produção do bioinsumo, sem precisar esperar a entrega do produto a cada aplicação.

  • Mais autonomia e agilidade de produção

O produtor finalmente é independente de fatores externos. Com uma produção dentro da própria fazenda, alterações cambiais, altas em preços e dificuldade de logística não interferem como costumavam e a produção continua sem interferência.


"O uso do biológico em si, você tendo a fábrica, é fácil de fazer, não é difícil…O que a gente está vendo no campo, é uma planta mais sadia, uma planta mais bonita"


O futuro do Agronegócio


Produzir mais, com economia e sustentabilidade tem sido um desafio para os produtores do Brasil. Enquanto o mundo pede por melhores alimentos, há uma grande demanda por insumos que atuem lado a lado com a preservação do solo, do ambiente, dos animais e dos colaboradores da fazenda.


Os bioinsumos vieram com um propósito e uma missão, de junto com a tecnologias das biofábricas OnFarm, unir os melhores objetivos do futuro do Agronegócio em uma alternativa inteligente.


Veja como a SoluBio pode auxiliar sua fazenda com as mais modernas biofábricas OnFarm.

Clique aqui e fale com um consultor especializado.

164 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page