top of page

A importância da qualidade industrial para produzir no OnFarm.

Com a popularização dos bioinsumos ante a seus inúmeros benefícios, que vão desde uma maior produtividade e excelência, até a sustentabilidade da fazenda, o número de empresas e produtos voltados para o nicho de biológicos só cresce.

A expectativa é a de que o mercado mundial de bioinsumos continue alcançando um valor acima de US$10 bilhões para biodefensivos e US$ 3 bilhões para bioestimulantes (MEYER et al., 2022).

A importância do controle de qualidade

Mesmo trazendo vantagens para produtores de diversas partes do Brasil, os bioinsumos devem ser acompanhados de um controle de qualidade minucioso, para evitar a contaminação e a perda da eficiência do inóculo, do qual tenha o foco em avaliar as características do bioinseticida sob diferentes aspectos, de forma a garantir a sua qualidade e segurança. (Yousten, 1984; Alves e Moraes, 1998; OECD, 2013).

O alto padrão no controle de qualidade dos bioinsumos, sejam eles prontos ou de produção OnFarm, deve ser observado de forma a manter a qualidade e a alta concentração dos microrganismos de interesse (benéficos), sem a presença daqueles de não interesse, que podemos classificar como impurezas. A presença desses microrganismos de não interesse pode reduzir os efeitos dos bioinsumos no campo. Por isso é importante se atentar aos processos que garantem a qualidade da produção OnFarm, que se inicia com a produção do inóculo com pureza industrial.

A produção dentro da fazenda é mais segura para colaboradores, quando comparada ao uso de químicos, porém, é importante se atentar às etapas e processos que garantem a pureza da produção OnFarm por meio da qualidade industrial.


Etapas do Controle de Qualidade OnFarm

Para a produção dentro da própria fazenda, algumas etapas devem ser realizadas:


1. Instalação da Biofábrica

Atenção com o tipo de material! Sempre opte por equipamentos 100% em aço inox, além de instalações com excelente controle de temperatura, injeção de ar e filtros microbiológicos. Tudo para garantir uma produção de bioinsumos concentrada e com alto grau de pureza.


2. Aquisição do inóculo e meio de cultura

Verifique se os microrganismos adquiridos possuem 100% de pureza e os meios de cultura passaram por um processo de esterilização que garante a ausência de contaminantes.

3. Fermentação e multiplicação

É imprescindível a utilização de antiespumante durante a multiplicação em biofábricas OnFarm e sanitizantes para o processo de limpeza das biofábricas.

4. Testes de qualidade

Os testes servem para verificar a adequada concentração dos microrganismos de interesse e a mínima presença de organismos de não interesse. Faça checklists, executando auditorias no equipamento e nos processos, sempre com o auxílio da empresa parceira de biofábricas.

Estrutura ideal para produção industrial

Existem equipamentos básicos, porém ideais, para fazendas que desejam uma estrutura com qualidade de produção de bioinsumos. Segundo Monnerat et al. (2018), líder do Centro de Inovação da SoluBio, eles são divididos em área de utilidades, laboratório de controle de qualidade e processo, sala de fermentação, sala de estoque de insumos e sala para armazenamento de produto acabado.


Área de utilidades

Característica: uma cobertura sob a qual se disponham um gerador de vapor, compressor de ar e sistema de resfriamento (torre de resfriamento e/ ou água gelada).


Laboratório de controle de qualidade e processo:

Característica: Espaço com capela de fluxo laminar, sistema de inoculação, microscópio de contraste de fases, placa aquecedora ou banho-maria, autoclave pequena, estufa de secagem, estufa de crescimento, incubador rotativo, pipetas de precisão.


Salão de fermentação:

Característica: Ambiente com reatores esterilizáveis, sala de estoque de insumos e todos os materiais que serão empregados no processo de fermentação


Sala de armazenamento de produto acabado:

Característica: Sala refrigerada, onde todas as áreas deverão ser passíveis de limpeza e desinfecção, com acabamento impermeável.

Melhor caminho

Com a crescente resistência de pragas e doenças e a necessidade de regeneração do solo, junto com ações de sustentabilidade, fica claro que detalhes como garantia de assepsia e realização de processos de controle de qualidade são pequenos passos que o produtor deve abraçar caso ainda veja sua produção fazendo parte do futuro.

É ideal que a fazenda conte com parceiros que se preocupam com todos os detalhes em busca da máxima produtividade, eficiência, cuidado e sustentabilidade, por isso a SoluBio criou uma experiência completa para fazendeiros do Brasil e do mundo.

Clique aqui e fale com um especialista SoluBio.

110 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page