top of page

SoluBio agora é empresa B certificada, fortalecendo seu compromisso com a sustentabilidade

Atualizado: 7 de jul. de 2023

Como uma Empresa B na indústria de bioinsumos, a SoluBio agora lidera um movimento global por uma economia inclusiva, equitativa e regenerativa.

O Sistema B é uma iniciativa que visa a certificação de empresas que têm um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente, das quais são avalias por seu desempenho em várias áreas, incluindo governança, transparência, responsabilidade social e ambiental.


Importância da Certificação no Sistema B

A certificação no Sistema B é relevante por diversas razões. Em primeiro lugar, ela demonstra o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Isso é importante não apenas para os clientes, mas também para os investidores e para a sociedade em geral. As empresas certificadas pelo Sistema B têm um papel importante na promoção de práticas empresariais mais sustentáveis e responsáveis.


Benefícios da Certificação no Sistema B

Empresas B se beneficiam em fazer parte de uma rede de empresas que compartilham valores e objetivos semelhantes. Essa rede pode proporcionar oportunidades de colaboração e de aprendizado, além de ajudar a ampliar a visibilidade da empresa e a aumentar sua base de clientes.


Além disso, ser uma Empresa B não se trata de ser a líder incontestável. Consiste em um compromisso constante em aprimorar sua jornada de impacto positivo. É por essa razão que o Sistema B empenha-se em aperfeiçoar sempre os critérios, em que as Empresas B passam por um processo de recertificação a cada três anos, assegurando que permaneçam atualizadas.


Jornada da SoluBio para a certificação B

A SoluBio sempre teve o propósito de gerar sustentabilidade para a agricultura, mobilizando. Para isso, vem mobilizando ciência, pessoas e tecnologia para auxiliar em um dos desafios mais críticos da sociedade: a produção de alimentos e de matéria-prima mais sustentáveis.


Em uma jornada orientada pela inovabilidade, deixando uma marca positiva na história e no agronegócio brasileiro, a SoluBio mostra o seu comprometimento em transformar a agricultura em uma atividade mais sustentável, regenerativa e inclusiva.


Avaliada em categorias como governança, trabalhadores, contribuições à comunidade, , meio ambiente e clientes, a avaliação de impacto B, orientou a jornada ESG da companhia ao longo dos últimos 18 meses.

Governança: Compromisso com a Sustentabilidade

Desde o início, a SoluBio coloca a sustentabilidade e o impacto positivo no centro do modelo de negócio. Sua abordagem de governança leva em consideração o desempenho socioambiental nas decisões. A empresa avançou na gestão ESG, engajando os stakeholders, identificando riscos e oportunidades, e desenvolvendo ações que beneficiam tanto o negócio quanto a sociedade e o planeta.


Trabalhadores: Bem-estar e Cultura

Investir no bem-estar dos colaboradores é uma prioridade para a SoluBio. A empresa ampliou benefícios para os colaboradores em tempo integral, abrangendo saúde física, mental e financeira, além de oferecer licenças maternidade e paternidade estendidas.


Com ações focadas na saúde e segurança, como o Espaço de Cuidado Integral à Saúde, a empresa busca promover um ambiente de produção saudável e acolhedor. Além disso, o fortalecimento da cultura é impulsionado por iniciativas como o Esquadrão SoluBiers. Com 39% da força de trabalho feminina e 30% da liderança composta por mulheres, a SoluBio demonstra seu compromisso com a diversidade e igualdade de gênero.


Contribuições na Comunidade: Desenvolvimento Econômico Nacional

A SoluBio tem impulsionado o desenvolvimento econômico nacional, gerando postos de trabalho qualificados no interior do país. Em 2022, foram criados 312 novos empregos. Gerida por gestores brasileiros, e com mais de 80% das compras provenientes de fornecedores brasileiros, a empresa fortalece a economia brasileira.


Soluções inovadores e únicas: a SoluBio promove um modelo de negócio de impacto

A SoluBio demonstra seu compromisso com o desenvolvimento econômico nacional ao impulsionar a substituição de insumos importados por soluções sustentáveis e nacionais. Com a SoluBio Experience, a empresa acelera a substituição de insumos químicos na agricultura, reduzindo a dependência de produtos caros e importados. Essa iniciativa não apenas movimenta a economia brasileira, mas também contribui para a redução do consumo de produtos tóxicos na agricultura brasileira.


Meio Ambiente: Compromisso com a Sustentabilidade

A SoluBio busca reduzir os impactos ambientais em suas operações. Com a utilização de etanol na frota leve, 88% do consumo de combustível em 2022 foi proveniente de fontes renováveis. Além disso, a empresa investe em energia renovável, com 23% da energia da fábrica sendo produzida no local por meio de painéis fotovoltaicos.


A SoluBio adota práticas de economia circular ao reaproveitar mais de 59 toneladas de resíduos da indústria como insumos para novos produtos. A captação de água da chuva e o reuso de água residual do tratamento de efluentes para a irrigação dos jardins são outras medidas adotadas para preservar o meio ambiente.


Clientes: Relacionamento Direto e Monitoramento Contínuo

A SoluBio prioriza o relacionamento direto com seus clientes. Com uma equipe dedicada ao atendimento personalizado, a empresa estabelece uma comunicação próxima e eficiente. O SoluAPP, um aplicativo exclusivo para clientes, monitora as ações e visitas, proporcionando um acompanhamento detalhado dos resultados do manejo biológico OnFarm e da qualidade dos bioinsumos fornecidos. Em média, são realizadas quatro visitas por mês para cada cliente, garantindo um suporte completo.


Grandes passos nos levam mais longe

A certificação Sistema B reconhece empresas que se esforçam para serem mais do que apenas lucrativas. Ela exige que as empresas sejam transparentes em suas práticas e impactos, e que demonstrem um compromisso com o propósito e com a criação de valor para todos os envolvidos em seu negócio.


Com seu compromisso em todas as categorias de avaliação, a SoluBio está transformando o cenário industrial e agrícola, promovendo o desenvolvimento econômico nacional, cuidando de seus colaboradores, contribuindo para a comunidade, preservando o meio ambiente e oferecendo uma experiência única aos clientes, inspirando mudanças positivas para um futuro melhor.


A conquista da certificação Sistema B pela SoluBio é um marco importante para a agricultura sustentável e regenerativa no Brasil, e vai além, atingindo interesses dos acionistas, sendo um grande compromisso de impacto para todos. Funcionários, clientes, sociedade e meio ambiente são considerados em cada decisão, em cada prática implementada e por isso fazem parte desta conquista. É uma abordagem que redefine os negócios, colocando o bem-estar coletivo como prioridade.






171 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page