top of page
SITE.jpg

Produce your own

bio-inputs on-farm saving up to 40%

Biological ONFARM® Management
Ativo 31.png

SOBRE O CURSO

A 2º edição do curso de produção e controle de qualidade de bioinsumos à base de fungos utilizados na agricultura realizado pelo Centro de Inovação em Bioinsumos SoluScience tem como principal objetivo orientar pesquisadores, estudantes e profissionais do agronegócio em produção de bioinsumos à base de fungos. O curso contará com aulas teóricas e aulas práticas.

 

A parte teórica abordará desde os aspectos da legislação atual de produção de bioinsumos, isolamento, caracterização e armazenamento de fungos, até o desenvolvimento, produção, armazenamento e controle de qualidade de produtos. A parte prática abordará atividades de produção em fermentador industrial, biorreator e baldes, bem como o controle de qualidade.

Camada 1 copiar.png

COM A DRA.
ROSE MONNERAT
+ TIME DE ESPECIALISTAS

PÚBLICO-ALVO

Pesquisadores, estudantes e profissionais do agronegócio.

EQUIPE TÉCNICA

Camada 8_edited.jpg

Dra. Rose Monnerat

Foi pesquisadora por mais de 33 anos da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, e membro do Portfólio de Bioinsumos da Embrapa. Atua como professora associada na Universidade de Brasília e foi membro do Programa Nacional de Bioinsumos do Ministério da Agricultura. Tem experiência na área de microbiologia e biotecnologia, com ênfase em bacteriologia. Na Embrapa, foi responsável pelo desenvolvimento e registro da Especificação de Referência a base de bactéria bioinseticida que serviu de base para registro de diversos clones, compondo o maior bioinseticida nacional à base de Bacillus thuringiensis var. kurstaki, que originaram produtos para controle de pragas agrícolas e vetores de doenças.

Marcelo(1).jpg

Dr. Marcelo Tavares de Castro

Possui doutorado em Agronomia pela Universidade de Brasília (UnB), com ênfase em Controle Biológico de Pragas. Experiência na docência e na pesquisa, sobretudo com o uso de bactérias para o controle de pragas e doenças agrícolas. Foi professor de Agronomia por 8 anos e prestou consultoria em pesquisa em Bacteriologia Agrícola para empresas ligadas ao agronegócio por mais de três anos. Principais campos de atuação: Controle Biológico com o uso de Bactérias, Pesquisa e Produção de Bioinsumos Bacterianos.

Gabriela(1).jpg

Dra. Gabriela Teodoro Rocha

Doutora em Agronomia pela Universidade de Brasília, com ênfase em Bacteriologia Agrícola. Possui experiência em pesquisa na área de Bacteriologia Aplicada em Agricultura, com ênfase em Controle Biológico de Pragas e Doenças com o uso de Bactérias. Atua principalmente na caracterização e na identificação de de Bacillus spp. e gêneros correlacionados por métodos morfológicos, bioquímicos e moleculares, avaliação de qualidade de bioinsumos e multiplicações "OnFarm".

Cópia de Sandro Coelho (1).jpg

Dr. Sandro Coelho Linhares Montalvão

Possui Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília (UnB), com ênfase em Controle Biológico de Doenças de Plantas com o uso de Bacillus spp. Atua há mais de sete anos na Produção de Bioinsumos Bacterianos, com destaque para Bacillus spp. e bactérias não esporulantes. Atualmente é Gerente de Produção de Bactérias da SoluBio.

Antonia debora camila(1).jpg

Dra. Antônia D. Camila Ferreira

Doutora em Agronomia/Fitotecnia pela Universidade Federal da Paraíba, com ênfase em Controle Biológico de Pragas. Possui experiência em Bacteriologia Agrícola, Controle Biológico com o uso de Bacillus spp. e Produção de Bioinsumos Bacterianos "OnFarm". Atua principalmente no Isolamento, Caracterização e Preservação de Bactérias de interesse Agrícola, Produção Bacteriana em Biorreatores e Biofábricas "OnFarm", Bioensaios Seletivos e Dose, Controle de Qualidade e Formação e Manutenção de Coleções de Cepas Bacterianas.

Jessica(1).jpg

Dra. Jéssica Guimarães 

Doutora em Tecnologia Química e Biológica pela Universidade de Brasília. Possui experiência em Microbiologia Agrícola e em Controle Biológico de Pragas. Atua principalmente em Clonagem e Expressão de Genes Bacterianos, Preservação, Manutenção e Controle de Qualidade de Cepas de Microrganismos, Bioensaios Seletivos e de Dose e Garantia de Qualidade de Bioinsumos.

Izabela(1).jpg

Dra. Izabela Nunes

Doutora em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba, com ênfase em Proteção de Plantas. Possui experiência em Entomologia Agrícola, Controle Biológico de Pragas e Processos Fermentativos de Bactérias. Atua principalmente nas áreas de Produção de Bioinsumos Bacterianos, Bioensaios Seletivos e de Dose com Pragas Agrícolas, Produção "OnFarm" de Bactérias. Atualmente é coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento na área de Produção de Bioinsumos Bacterianos "OnFarm".

Cópia de Fernando .jpg

Fernando Abentroth

Engenheiro mecânico, especializado em docência e engenharia mecânica. Atua principalmente com projetos de automação de máquinas, além de pesquisa e desenvolvimento de projetos de energia alternativa (eólica) e docência em cursos técnicos em eletrotécnica, mecânica e mecatrônica.

EQUIPE TÉCNICA

Camada 8_edited.jpg

Dra. Rose Monnerat

Foi pesquisadora por mais de 33 anos da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, e membro do Portfólio de Bioinsumos da Embrapa. Atua como professora associada na Universidade de Brasília e foi membro do Programa Nacional de Bioinsumos do Ministério da Agricultura. Tem experiência na área de microbiologia e biotecnologia, com ênfase em bacteriologia. Na Embrapa, foi responsável pelo desenvolvimento e registro da Especificação de Referência a base de bactéria bioinseticida que serviu de base para registro de diversos clones, compondo o maior bioinseticida nacional à base de Bacillus thuringiensis var. kurstaki, que originaram produtos para controle de pragas agrícolas e vetores de doenças.

Imagem do WhatsApp de 2023-08-07 à(s) 09.53.50.jpg

Dr. Magno Rodrigues de Carvalho Filho

Fitopatologista com Mestrado e Doutorado pela Universidade de Brasília/Universidade do Minho em Braga, Portugal e Pós-doutorado na Universidade Católica de Brasília. Atuação desde o ano de 204 no ramo do controle biológico de doenças de plantas, produção de fungos em larga escala, seleção de microrganismos benéficos para agricultura e diagnose de fitopatógenos em campo e laboratório nas principais culturas do Brasil. Dentro da indústria deprodução de fungos, tem se dedicado na produção bifásica e formulação de diferentes fungos em grandes empresas do Brasil. Atualmente exerce o Cargo de Gerente de Produção de Fungos na Solubio, sendo responsável por todo o fluxo de produção dos principais agentes fúngicos para manejo de doenças e pragas agrícolas. Trichoderma spp., Purpureocillium lilacinum, Metacordyceps chlamydosporia, Beauveria bassiana, Metarhizium anisopliae, Cordyceps fumosorosea, Clonostachys rosea, dentre outros.

Imagem do WhatsApp de 2023-08-07 à(s) 09.54.22.jpg

Dra. Flávia Moreira

Engenheira Florestal e Doutora em Agronomia, Flávia Moreira tem experiência em manejo microbiológico do solo, associação microorganismo-planta e produção de bioinsumos à base de fungos. Atualmente, coordena projeto com bioprospecção de fungos entomopatogênicos, bem como sua produção e eficiência sobre o controle de pragas da soja.

Imagem do WhatsApp de 2023-08-07 à(s) 09.54.48.jpg

Caio Torres

Engenheiro Agrônomo e Mestre em Fitopatologia, Caio Torres tem experiência em Controle Microbiano de pragas com ênfase na prospecção e avaliação de eficácia de fungos e bactérias no controle de nematoides e artrópodes praga. Atualmente, bolsista de projeto com bioprospecção de fungos entomopatogênicos, bem como sua produção e eficiência sobre o controle de pragas da soja.

Imagem do WhatsApp de 2023-08-07 à(s) 09.55.14.jpg

Hebert Ribeiro

Engenheiro Agrônomo, Hebert Ribeiro tem experiência na área de Micologia, com ênfase em Controle Microbiano de Pragas, atuando principalmente em identificação e caracterização de fungos de invertebrados, produção e formulação de fungos, aplicação de microrganismos para o controle de pragas em sistemas agrícolas. Atualmente, bolsista projeto com bioprospecção de fungos entomopatogênicos, bem como sua produção e eficiência sobre o controle de pragas da soja.

Aulas teórico-expositivas, com recursos audiovisuais e aulas práticas de laboratório.

Material didático: Apresentações em power point e artigos científicos de diversas origens.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

AULAS TEÓRICAS

AULAS PRÁTICAS:

  1. Recepção e apresentação do programa

  2. Legislação dos Bioinsumos

  3. Fungos para controle de insetos

  4. Fungos para controle de doenças

  5. Produção de fungos

  6. Controle de qualidade de bioinsumos à base de fungos

  7. Preservação de Fermentadores industriais x biofábricas

  8. Acesso ao patrimônio genético

  9. Mercado e Registro dos produtos biológicos

  1. Montagem do fermentador de 10 litros, da biofábrica de 1.000 litros e da caixa dágua de 500 L

  2. Acompanhamento da fermentação dos microrganismos nas diferentes condições de cultivo

  3. Controle de qualidade dos microrganismos produzidos no fermentador de 10 litros, da biofábrica de 1.000 litros e da caixa dágua de 500 L

  4. Preservação de fungos

  5. Análise dos resultados

Quando?

Agosto

21 a 25 de

Onde?

SoluScience
Brasília/DF

edição-2.png

Saiba como foi a 1º edição do curso:

FICOU COM ALGUMA DÚVIDA?

R$ 5.235,00

À VISTA OU EM ATÉ 10X SEM JUROS

bottom of page